16/06/2016 às 15h55min - Atualizada em 16/06/2016 às 15h55min

Cuidadores são importantes aliados da família na hora de tratar idosos ou pessoas com algum tipo de limitação

Marx Comunicação

O peso da idade, ou até mesmo a perda de algum movimento do corpo, acaba transformando totalmente o estilo de vida das pessoas, e um importante aliado na hora de ajudar nesse processo de adaptação é a figura do cuidador. Muitos idosos têm dificuldades em aceitar as suas próprias limitações, e assumir, principalmente para si mesmo, que necessita de cuidados especiais, o principal sentimento é que ao reconhecer isso, a velhice parece ainda mais presente.

Uma das maneiras encontradas por especialistas para transpor essa barreira é mostrar para essas pessoas que existem sim várias vantagens de ter um cuidador sempre por perto, e que a ideia da perda de independência e autonomia das próprias escolhas e decisões, é falsa. Na verdade, o que ocorre é justamente o contrário, por ter sempre alguém ao seu lado, essa pessoa acaba se sentindo mais livre, visto que não precisará esperar até que alguém esteja disponível para acompanhá-la aos locais, pois o cuidador estará sempre por perto para cumprir essa tarefa.

Outra maneira de lidar com esse “preconceito” por parte das pessoas que recebem a companhia desses profissionais, é escolher alguém que tenha um perfil muito parecido com ele, ou seja, que tenham passado por situações parecidas na vida e que de alguma maneira se identifiquem uma com a outra.

“Antes de iniciarmos o serviço numa residência, sempre fazemos uma Avaliação Diagnóstica. É como se fosse uma visita na residência na qual vamos trabalhar, para conhecer o ambiente e saber o que realmente o assistido necessita. Após essa avaliação, saímos da casa do cliente, já tendo em mente qual cuidador se adequa naquele ambiente/perfil, seja pelas características que a família procura ou pela experiência profissional diante da situação do assistido”, explicou Luiz Otávio da empresa Home Angels, especializada em cuidadores.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »