19/10/2023 às 14h01min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h08min

Jundiaí vence Prêmio Escolas Sustentáveis na etapa nacional

Evento é promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

Emilly Santos
Divulgação PMJ
Divulgação PMJ
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Flórida Mestag venceu, na noite de segunda-feira (16), o Prêmio Escolas Sustentáveis, na etapa nacional. Agora, o projeto da recuperação das lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D´Água) – com o nome “Água e Solo – Tamo Junto” – segue para a etapa internacional, a ser realizada em novembro, na Praia do Forte (Bahia). Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio ocorre em sua primeira edição e tem o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas.

A atividade da EMEB Irmã Flórida Mestag, desenvolvida a partir do Programa Escola Inovadora e com conceitos das políticas públicas da Cidade das Crianças, superou os 792 projetos inscritos na categoria Ensino Fundamental. A escola recebeu a premiação de R$ 15 mil, e disputará, na Bahia, com projetos colombianos e mexicanos.

“Desde o início do governo, em 2017, a Educação é um dos pilares da gestão, com iniciativas desenvolvidas a partir dos programas Escola Inovadora e Cidade das Crianças. O reconhecimento nacional do projeto desenvolvido pela escola e realizado pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) reforça o diferencial da Educação de Jundiaí em âmbito nacional. Parabéns para as nossas crianças e para os nossos educadores”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.

O projeto surgiu em 2018 quando as crianças foram a campo para realizar um estudo sobre solos e vegetações e ficaram inconformadas ao descobrir que, no caminho para a escola, havia lagoas que eles sequer haviam notado por conta do assoreamento. Foi produzido vídeo para sensibilizar a comunidade e, posteriormente, foi inscrito no prêmio da Fundação Santilliana e OEI.

“O Projeto escola Inovadora, tendo como eixos a educação de qualidade, a formação de professores e a ambiência, nos mantém constantemente informados sobre os eventos, editais que estão acontecendo no momento. E foi a partir de um e-mail enviado pelo Centro de Capacitação divulgando o Prêmio Escolas Sustentáveis, promovido pela Santillana, Fundação Santillana e OEI, que nos inscrevemos. Na leitura do edital percebemos que nosso projeto ‘Água e Solo - Tamo Junto’ atendia aos critérios determinados e resolvemos participar. Trabalhamos com projetos há muitos anos, com os aspectos ambientais e sociais fazendo parte destes projetos. Os eixos da Escola Inovadora, principalmente qualidade de ensino e formação de professores, apoiam e validam nossas ações”, comenta a diretora da escola, Tânia Vilela.

“Antes mesmo da pandemia de Covid-19, esta iniciativa da Emeb Flórida já ia ao encontro do ‘desemparedamento da escola’ do programa Escola Inovadora, por incentivar as aprendizagens dos nossos meninos e meninas a partir da investigação, da experimentação, das vivências e do contato com a natureza, visando a solução de problemas e a vida saudável das crianças. Esse prêmio nacional é motivo de orgulho para as crianças e educadores participantes”, comenta a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.

Ainda de acordo com a gestora, toda vez que a UGE identifica bons projetos, bons prêmios anunciados, boas iniciativas de concursos, estimula as escolas a participarem. “Incentivar a participação e o desenvolvimento de projetos de impacto na sociedade a partir da escola faz parte dos conceitos da Cidade das Crianças e da Educação Desemparedada”, ressalta.

Prêmio
O anúncio dos vencedores na etapa brasileira aconteceu na noite de segunda-feira (16), no auditório do IPEA, em Brasília e contou com a presença da Coordenadora geral de Educação Ambiental para Diversidade e Sustentabilidade do Ministério da Educação, Rita Santana; Diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos, Leonardo Barchini; Diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro e a Diretora acadêmica da Fundação Santillana, Solange Petronio.

A revitalização do local que hoje é o Parque Urbano do Mato Dentro surgiu após a apresentação de projeto, da prototipagem de um novo parque e de uma solução apresentada pelos alunos e atendida pelo prefeito Luiz Fernando Machado após visita de alunos ao Paço Municipal e anunciada, menos de um mês depois, em visita à unidade escolar. O local foi inaugurado pela Prefeitura em dezembro de 2020 e possui cerca de 23 mil metros quadrados, com quatro lagos, pistas para corrida e caminhada, ciclofaixa, quiosques e pergolados, além de instalações voltadas para o público infantojuvenil da Cidade das Crianças.

Confira a foto do Parque Urbano do Mato Dentro.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Edgard Léda – [email protected] - (11) 97254-1878
Bruno Cotrim – [email protected] – (11) 97445-1373

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp