19/10/2023 às 12h52min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h02min

Jovens da Fundação CASA participam do Encceja PPL

Exame permite certificação dos ensinos Fundamental e Médio para jovens privados de liberdade, como João, que hoje cursa Filosofia

Assessoria Fundação CASA
FCASA

Mais de 2.130 adolescentes em internação em 87 centros socioeducativos de 43 municípios paulistas para participaram nesta terça (17) e na quarta-feira (18) das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). Trata-se do exame do Ministério da Educação (MEC) que permite pessoas fora da idade-série correta concluam os ensinos Fundamental ou Médio e busquem um novo futuro.

Este foi o passo que João (nome fictício), de 19 anos, deu ao prestar a edição de 2022 do Encceja PPL e conseguir a certificação do Ensino Médio. Hoje, o rapaz cursa Filosofia, a distância e gratuitamente, pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), enquanto ainda cumpre a medida socioeducativa de internação no CASA Novo Tempo, centro socioeducativo da Fundação CASA na cidade de Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo.

Na graduação, o jovem utiliza o benefício das Bolsas de Estudo “Desembargador Antonio Carlos Malheiros”, uma parceria entre o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), por meio da Promotoria da Infância e Juventude de Osasco, e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), via Justiça da Infância e Juventude de Osasco.

Para a edição 2023 do Encceja PPL, 1.329 adolescentes que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa na Fundação CASA tentam a certificação do Ensino Fundamental, enquanto outros 802 jovens realizam as provas em busca da conclusão do Ensino Médio.

Neste ano, são cerca de 25% a mais de jovens da Fundação CASA do que os 1.705 inscritos para prestar o Exame em 2022.

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o inscrito precisa ter, ao menos, 15 anos, enquanto a pessoa que deseja certificar-se no Ensino Médio precisa ter ao menos 18 anos, além do Ensino Fundamental completo.

“A elevação da escolaridade é fundamental para formação cidadã do jovem, além de ser o meio para se qualificar para o mercado de trabalho e buscar novas perspectivas para a vida”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. Os adolescentes privados de liberdade são matriculados em escolas da rede pública estadual, mas têm aulas dentro dos centros socioeducativos, com professores da Secretaria. O cronograma de aulas, conteúdos e material didático seguem o programa da rede pública do Estado.

Sobre o Encceja PPL

O Encceja PPL é um exame voltado a pessoas privadas de liberdade que não concluíram os estudos na idade-série correta e buscam a certificação dos ensinos Fundamental ou Médio – ou ao menos a proficiência em algumas disciplinas.

A diferença para o Encceja regular está no fato de a aplicação das provas ocorrer nos ambientes dos sistemas socioeducativo e prisional.

O Exame é realizado desde 2002 para certificação do Ensino Fundamental e, em 2017, também passou a certificar o Ensino Médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, é responsável pela execução.

De acordo com o Ministério da Educação, o Ensino Fundamental possui nove anos. O ingresso da criança se dá aos seis anos de idade, com expectativa de conclusão aos 14 anos. Na etapa seguinte, a expectativa é que o adolescente que cursa o Ensino Médio tenha idade entre 15 e 17 anos.

Jovens e adultos com idades cronológicas incompatíveis com as das séries se encontram em defasagem idade-série.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp