19/10/2023 às 16h29min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h02min

Governador do RS é homenageado pela CMB, durante o 14º CONSAÚDE

Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos entregou comenda a Eduardo Leite; atuação da CMB também recebeu homenagem

Viviane Bucci
Divulgação
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi homenageado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), durante a 14ª edição do Congresso Hospitalar das Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos do RS (CONSAÚDE), realizada pela Federação das Santas Casas Santa Casa e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul e que acontece até amanhã (20), em Bento Gonçalves. Ao Chefe do Executivo estadual, o presidente da CMB, Mirocles Véras, entregou a “Comenda Comemorativa dos 60 anos da CMB”.

“Nós acreditamos na evolução dos seus passos junto aos filantrópicos no Rio Grande do Sul e reconhecemos em Vossa Excelência o gestor público que trata as nossas instituições como soluções e não como problemas”, falou. “Que alegria poder escrever o seu nome nas páginas que registram a história da CMB, destacando-o como o homem público que dedica real valor às Santas Casas e hospitais filantrópicos, que reconhece a nossa essencialidade para a saúde dos brasileiros e para o Brasil”, completou. 

O trabalho de seis décadas da CMB em defesa ao setor filantrópico de saúde também foi homenageado no evento. Em três dias de Congresso, considerado a maior atividade hospitalar do Sul do País, reunirá mais de 350 dirigentes, provedores e lideranças das Santas Casas gaúchas e de outras partes do Brasil.

A CMB representa 1.804 hospitais filantrópicos brasileiros. O presidente da Confederação ressaltou que, do total de unidades filantrópicas, 245 estão no Rio Grande do Sul, “um Estado de riquezas e de importantes dimensões, celeiro de um povo historicamente aguerrido e reconhecido pela coragem e pela excelência em tudo que faz”, frisou.

Em discurso na abertura do evento, Véras destacou alguns números do setor: “O Rio Grande do Sul concentra as maiores, melhores e mais avançadas instituições filantrópicas de saúde do Brasil, somando mais de 24 mil leitos gerais, 74% da capacidade do Estado e 1.900 mil leitos de UTI distribuídos, especialmente, por todo o interior, promovendo a tão sonhada equidade no atendimento à população gaúcha. Mais de 73% das internações nos Estado são realizadas pelos hospitais filantrópicos”, salientou.

O presidente da CMB também lembrou das dificuldades financeiras que a área filantrópica enfrenta em todo o País. “Precisamos continuar trabalhando pela sustentabilidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos, para amenizar o déficit histórico do SUS (Sistema Único de Saúde). Precisamos enriquecer as nossas agendas com as pautas que tratam de capacitação, formação profissional, gestão por indicadores, de melhorias na qualidade da prestação de serviços, ampliação dos atendimentos, saúde digital, ensino e pesquisa, inovação e acesso às novas tecnologias”, disse.
 
Agradecimento
 
Ainda em sua fala, Véras agradeceu o apoio e o trabalho dos senadores e deputados do Rio Grande do Sul às causas e demandas do setor filantrópico. “Registro gratidão, em especial, ao senador Luiz Carlos Heinze e ao deputado federal Pedro Westphalen, pois foram baluartes na imensa luta que travamos durante a pandemia da Covid-19, pelo auxílio financeiro de R$ 2 bilhões e pela suspensão do cumprimento das metas contratualizadas, sem prejuízo dos repasses financeiros. Sem estes projetos de lei, provavelmente, muitos de nós não estaríamos aqui hoje. Temos a certeza de poder expressar em nome dos hospitais aqui reunidos a nossa mais sincera reverência aos senhores parlamentares”, declarou.
 
Assessoria de Imprensa da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB):
Predicado Comunicação
 
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 30728305 WhatsApp
Fátima Costa – [email protected] (11) 9 9748-1732 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp