18/10/2023 às 15h40min - Atualizada em 19/10/2023 às 00h08min

Fundação Eco+ recebe prêmio por projeto de ecoeficiência em congresso internacional de Avaliação de Ciclo de Vida na França

Rebeca Venâncio e Adriana Moraes, especialistas em Sustentabilidade Aplicada pela instituição, estiveram em Lille (França) durante o congresso para receber a honraria

Larissa Batalha
Divulgação: BASF
A Fundação Eco+, consultoria e centro de pesquisa em Sustentabilidade para América do Sul, recebeu o reconhecimento internacional de um dos principais fóruns mundiais de sustentabilidade e Avaliação de Ciclo de Vida, o congresso Life Cycle Management, que teve sua 11ª edição realizada em Lille neste ano. A instituição teve seu trabalho premiado entre os mais de 400 projetos apresentados no congresso.  

“Estamos extremamente felizes com esse reconhecimento, que é fruto do que a Fundação Eco+ tem construído nesses anos de atuação com diferentes segmentos de negócio. Cada instituição tem sua própria jornada em termos de sustentabilidade, e percebemos que podemos ajudá-las a entender qual trajetória faz mais sentido para seu momento atual”, afirma Adriana Moraes, especialista em Sustentabilidade Aplicada na Fundação Eco+.

Com foco em mensuração, a Fundação Eco+ orienta negócios e empresas a implementarem estratégias de sustentabilidade com a medição de impactos de produtos e processos; gestão de capital natural; e, apoio à estratégia e governança de sustentabilidade. Ela é mantida desde 2005 pela BASF e também contribui com o desenvolvimento das estratégias de Sustentabilidade da multinacional alemã na América do Sul.

A instituição foi reconhecida pelos resultados do programa “Demarchi&Jaboatão+Ecoeficientes”, iniciativa desenvolvida nas duas unidades produtivas de tintas decorativas e automotivas da BASF no Brasil. A iniciativa tem como objetivo maximizar a produção de produtos sem aumentar a quantidade de recursos naturais utilizados, como água e matérias-primas – e, muitas das vezes, até reduzir esse consumo. Os cálculos realizados pela Fundação Eco+ contribuíram para que as fábricas pudessem compreender o estágio de sua produção sustentável, para implementar melhorias.

“Calculamos a quantidade de impactos ambientais e econômicos para a produção de 1 tonelada de tinta, considerando desde a chegada das matérias-primas à produção, até quando a tinta está pronta para sair da fábrica”, explica Rebeca Venâncio, uma das especialistas em Sustentabilidade Aplicada da Fundação Eco+ presentes no congresso.

O Programa também tem como objetivo promover um programa de embaixadores, formado por colaboradores de diversas áreas e especialidades, com foco na disseminação do conhecimento em sustentabilidade de forma transversal nas plantas produtivas, fomentando ações e projetos que contribuam com melhores práticas e na implementação de uma gestão cada vez mais ecoeficiente.

Internacionalização da marca

Ao completar 18 anos de atuação no mercado brasileiro, a Fundação Eco+ expandiu suas atividades para toda a América do Sul. A internacionalização da marca reforça o compromisso da instituição em impulsionar as diferentes jornadas em prol da Sustentabilidade de cada país deseja alcançar em seus mercados.

A atuação da Fundação no exterior traz consigo a possibilidade de compreender novas abordagens em Sustentabilidade para desafios de mercado que envolvem a adaptação a diferentes culturas, regulamentações e concorrências. E o contrário também se aplica, ao compartilhar de soluções desenvolvidas no mercado brasileiro com os outros países da América do Sul.

“Todos os países da América do Sul podem se beneficiar com os serviços da Fundação Eco+ e sua capacidade de estabelecer conexão dentro do ecossistema de sustentabilidade e inovação. Atualmente, já temos alguns projetos em desenvolvimento na Argentina, Chile e Colômbia, nos setores Químico, Cosméticos e Agropecuário”, finaliza Adriana.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp