18/10/2023 às 01h20min - Atualizada em 25/10/2023 às 01h20min

Cidade celebra Dia Nacional da Vacinação

Considerada “Capital mundial da vacina”, São Paulo já aplicou mais de 41 milhões de doses contra Covid-19; também está disponível a multivacinação para crianças, adolescentes, gestantes, puérperas, adultos e pessoas com mais de 60 anos

A importância da imunização em todas as fases da vida, como uma das principais formas de prevenir doenças, é reforçado neste 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação.
As vacinas são substâncias biológicas, que estimulam o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento de doenças e infecções, caso a pessoa tenha contato com vírus ou bactérias.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido mundialmente pela excelência em imunização. Isso porque o país tem um dos melhores e mais completos calendários vacinais do mundo dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Vacinar-se também é pensar no próximo, pois além de se proteger o indivíduo contra inúmeras doenças, o imunizante pode criar ainda uma proteção para toda a população, com a redução da circulação do patógeno. Isto significa que quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance de adoecimento por qualquer doença infectocontagiosa que seja prevenível por uma vacina.
Campanhas na cidade de São Paulo
A experiência da cidade de São Paulo na vacinação contra a Covid-19 chamou a atenção da mídia internacional. Em 2022, a revista americana Forbes publicou uma reportagem sobre o avanço da imunização na metrópole e a classificou como “a capital mundial da vacina”. Até o último dia 11 de outubro, 41.445.166 doses de vacinas contra a Covid-19 haviam sido aplicadas.
Atualmente, o esquema básico de vacinação contra a Covid-19 está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.
No caso da Pfizer bivalente, o imunizante está disponível, como dose de reforço em dose única, para toda a população acima de 12 anos. A vacina atende ainda grupos prioritários: pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de longa permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
A vacina bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.
Multivacinação
A multivacinação para cobertura do calendário vacinal acontece todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas. Para chamar atenção à importância da imunização, até 31 de outubro a SMS conduz a campanha De Olho na Carteirinha 2023.
O objetivo é elevar as coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças erradicadas ou disseminação de doenças imunopreveníveis. Durante a campanha, serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.
A imunização é realizada de segunda a sexta-feira nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas das 7h às 19h, e aos sábados e feriados nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp