13/06/2016 às 15h49min - Atualizada em 13/06/2016 às 15h49min

Acreditação chega aos cursos de Medicina e Odontologia

Certificação avalia de forma criteriosa cursos superiores oferecidos pelas instituições de ensino superior do Mercosul

Central Press

Os cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Positivo (UP) acabam de receber a certificação no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL e Estados Associados – Sistema ARCU-SUL. Trata-se de um selo que resulta de um Acordo entre os Ministros de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e avalia de forma criteriosa a instituição universitária e os cursos oferecidos por ela, os quais passam por uma “auditoria”, semelhante à certificação ISO e às acreditações concedidas a hospitais, onde os serviços de saúde e excelência em gestão são avaliados.

A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma. O curso é acreditado pelo período de seis anos, contados a partir da publicação em ata da Rede de Agências Nacionais de Acreditação - RANA, por cumprir os critérios definidos para a acreditação do Sistema ARCU-SUL.

O processo de Acreditação dos cursos de Medicina e de Odontologia da Universidade Positivo foi aberto em 2013. Em novembro de 2014, uma comissão do MEC passou uma semana realizando o processo de avaliação do curso. Avaliaram o corpo docente, discente, infraestrutura e o curso como um todo. No Brasil, apenas os cursos de Medicina da Universidade Positivo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul têm essa acreditação. Já na área de Odontologia, os cursos da Universidade Positivo e da Universidade Federal de Goiás conquistaram a certificação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »