17/10/2023 às 16h26min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h10min

Qual o papel da adubação no controle de pragas e doenças?

Engenheiro Agrônomo explica como nutrição e proteção estão totalmente interligadas e devem ser levadas em consideração na prática da jardinagem

Forth Jardim
Divulgação
Como diz o ditado: “é melhor prevenir, do que remediar”. E dá mesma forma que isso vale para as pessoas, também se aplica as nossas plantas. Como se sabe a adubação faz parte dos cuidados necessários dentro do cultivo, é através dela que disponibilizamos os nutrientes que a planta precisa para se manter bem e desenvolver-se. No entanto, mais do que alimentá-las, o adubo também auxilia na defesa, influenciando diretamente no metabolismo da planta, fazendo com que o organismo esteja mais resistente e menos propício a ser atingido por pragas e doenças.

O engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano, explica de forma simplificada como acontece o processo:

“Existem alguns fertilizantes que tem ação protetora, porque possuem alguns nutrientes que vão melhorar a defesa da planta. Na prática funciona da mesma forma com a gente. Quando tomamos uma vitamina C, por exemplo, ela melhora nossa imunidade e ficamos mais resistentes contra doenças. Então eles têm esse “efeito secundário”: além da adubação, da nutrição propriamente dita, tem o efeito de proteção”.

A frequência para realizar a adubação, assim como a quantidade e o tipo de fertilizante mais indicado, podem variar de planta para planta. Mas é importante entendermos que a planta é um ser vivo que efetua processos metabólicos durante todo ano e por isso necessita sempre manter a adubação em dia. Os fertilizantes são compostos por “macro” e “micronutrientes” e vale reforçar que eles não são todos iguais, então o ideal e que a escolha sempre seja feita considerando a sua necessidade x o que cada um oferece.

Tanto os macronutrientes, quanto os micronutrientes, são igualmente importantes, porém cada um exercendo um tipo de função. Os macronutrientes são aqueles que as plantas consomem em maior quantidade e estão divididos em primários e secundários. Macronutirentes primários: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K); Macro secundários: enxofre (S), magnésio (Mg), cálcio (Ca). Já entre os micronutrientes temos: o zinco (Zn), o cobre (Cu), o ferro (Fe), o manganês (Mn), o molibdênio (Mo), o boro (B) e o cloro (Cl).

Com mais de 24 anos no mercado atuando no cuidado com as plantas, a Forth Jardim possui um amplo portfólio não só de fertilizantes, mas também de produtos defensores indicados para o trato de variadas pragas e doenças.  O engenheiro agrônomo da marca aproveita para reforçar:

“É importante frisar que os fertilizantes não são curativos, eles têm uma função nutricional, e através de uma nutrição equilibrada a planta se fortalece. No caso de a planta já ter sido atacada por algum tipo de praga ou doença, o indicado será utilizar um produto domissanitário para uso em Jardinagem Amadora. Do mesmo modo que comparamos a atuação de um fertilizando com a de um “suplemento”, que vai ajudar na imunidade evitando que ela fique doente, o produto Domissanitário é o “remédio”, que vai ser usado para a planta se recuperar da enfermidade que ela venha a ter, nessa categoria temos os fungicidas e inseticidas”

Na próxima quarta-feira (18) Marcos Estevão Feliciano estará em Uberaba para ministrar um workshop sobre o tema. Trata-se de uma iniciativa da AF Garden Center em parceria com a marca Forth Jardim. O evento acontece no espaço do próprio Home & Garden, a partir das 15h30, contando com a participação do público local da cidade.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp