17/10/2023 às 15h44min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h03min

Determinantes da escolha alimentar – o que os Gens roubaram dos Millennials e como mudar o que fazemos hoje?

José Maria Filho
JM Press
A Andropóloga Empresaroial Valéria Brandini - Cred. Divulgação

O assunto será tema da palestra da Antropóloga Empresarial, expert nas áreas de Consumo e Organizações, Valéria Brandini, no BHB Food Festival.
 
São Paulo, outubro de 2023 – O futuro do mercado de alimentos, bebidas e suplementos estará no centro dos encontros propostos pelo BHB Festival 2023, que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). O evento abrigará uma extensa grade de palestras, com especialistas de vários setores, apontando assuntos de interesse sobre o que está por vir no segmento. 
 
Determinantes da escolha alimentar – o que os Gens roubaram dos Millennials e como mudar o que fazemos hoje? Será o tema da palestra da especialista Valéria Brandini, que vai traçar um paralelo ente os hábitos alimentares dessas gerações, os millenials, que representam 34% da população total, formada por pessoas nascidas de 1981 a 1995, também conhecidos como nativos da internet, e os que vieram na sequência, a multicultural Geração Z, que representa 25% da população nacional, formada pelos nascidos de 1995 a 2010. 

Em sua apresentação, Valéria Brandini abordará: 
•    Comida: um sistema de representação da cultura; 
•    A invenção da juventude e da comida juvenil;
•    As mudanças geracionais refletidas na comida;
•    Dos Millenials à Geração Z – o consumo ideológico como marca da cultura alimentar juvenil;
•    Trends - O consumo moral da comida – até sair da casa dos pais.

Valéria Brandini, PhD.
Estrategista cultural para o varejo. Antropóloga Empresarial expert nas áreas de Consumo, Organizações. Etnógrafa e semioticista da alimentação. Pós-Doutora em Comunicação, com foco em Cultura de Consumo pela USP e Doutora pela USP/Universitá LaSapienza di Roma/Central Saint Martins Londres.
Decodificadora de tendências e comportamentos de consumo para o varejo. Especialista em cultura e transformação organizacional para empresas. Pesquisadora de cenários futuros. Palestrante internacional e autora de livros publicados no Brasil e no exterior. Entre seus clientes estão empresas como Toyota, Citroen, Pepsico, Natura e Eudora. É Consultora e curadora de conteúdo na área de cultura e comportamento e consumo.

A palestra de Valéria Brandini será no dia 25/10, quarta-feira, a partir das 9h.

BHB Festival 2023
O evento reunirá mais de 1.000 profissionais de marketing, P&D, compradores e empresários, em São Paulo (SP), nos dias 24 e 25 de outubro. “O BHB festival tem a missão de construir marcas mais saudáveis sem perder o prazer que alimentos e bebidas trazem para a vida dos consumidores, e também o papel do convívio social, emocional e até de memórias afetivas”, afirma a CEO da Equilibrium Latam, Cynthia Antonaccio. Isso é feito ao conectar empresas que alinham a inovação à comunicação que atende anseios das novas gerações e comportamentos.
 
Com isso em mente, o conteúdo foi construído de maneira a apresentar tendências de presente e futuro, que inspiram, provocam e engajam marcas no processo de mudança. Tendências & Mercado, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade na Prática – ESG, Comunicação com Influência, Nutrition & Wellness e Influência e Smart Money são temáticas com presença garantida nos dois dias de evento.
Além disso, também haverá espaço para negócios com a feira de soluções para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos, assim como a feira de negócios B2B voltada para ingredientes funcionais. O espaço Techfood, para tratar de tecnologias no mercado de alimentos e suplementos, é outra ação presente no BHB Festival 2023.

Construção de marca, visão estratégica e negócios
Tais abordagens poderão ser vistas nos mais de 30 expositores e no conteúdo de mais de 60 palestrantes, que, aliás, têm colaborado de maneira ativa no alinhamento entre a construção de marcas mais saudáveis com estratégias de negócios. Investidores e influenciadores também fazem parte do time de convidados a compartilharem experiências com o público ávido pelas novidades do setor.
A relação de palestrantes já conta com as confirmações de nomes como Tati Gracia, head of Growth na Mondeléz International; Shelida Barsella Vicentini, diretora de Trade Marketing da Hypermarcas S/A; Fabio Neto, partner & CSO da StartSe; Dani Junco, CEO B2Mamy; André Borges, diretor de sustentabilidade do iFood; Ana Luisa Machado, account executive do TikTok; Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, entre outros.
Com o festival, haverá ampliação da rodada de negócios para conectar a rede de clientes do ecossistema BHB – marcas de alimentos, bebidas, suplementos – com as soluções que outros players já experienciaram. Essa é uma chance para produtores de ingredientes e a indústria se conhecerem em um ambiente mais privado e dedicado efetivamente aos negócios.

A batalha de startups será ampliada. Trata-se de um espaço para as startups se lançarem no mercado e explorarem oportunidades, como as que já ocorreram em edições anteriores, com incubações ou aquisições junto a grandes grupos.
“O BHB Festival permite conexões com agentes que influenciam o setor e mistura um público com foco em inovação, como equipes de marketing, agências, consultores, profissionais de saúde influentes nas redes. O formato de festival traz temas mais amplos. Fomos buscar inspiração em eventos internacionais, como Expo West, SXSW, Websummit, e também na comunicação com a ciência, um pilar forte da empresa que criou o BHB, a Equilibrium Latam”, completa Cynthia Antonaccio.

Ciência e inovação encontram novos ingredientes
O BHB Festival 2023 também será palco do BWC – Building Welness Connections, uma oportunidade de conexão única entre produtores de ingredientes e 300 médicos e nutricionistas influentes no mercado para apresentação de soluções e produtos. O espaço reunirá a melhor curadoria com um time de experts discutindo os avanços do mercado: Luísa Wolpe, Andreia Naves, Cristiana Arcangeli, Marcella Garcez, Patricia França, Paula França, Murilo Pereira e Roberta Carbonari.

Além disso, a Arena Ciência reunirá iniciativas e soluções tecnológicas que possam favorecer ou que tenham surgido a partir da indústria de alimentos, bebidas e suplementos.

BHB Festival 2023 
Dias 24 e 25 de outubro
Das 8h às 18h 
Centro de Convenções Rebouças 
Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros, em São Paulo (SP)
Redes Sociais: 
Instagram
facebook:
Vídeo da 12º edição BHB:
Baixe a programação no link:
Informações e ingressos:
Credenciamento de Imprensa e Influenciadores:

Contato com a Imprensa:
JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
E-mail:
Cel. e WhatsApp (11) 9.9804.1112

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp