17/10/2023 às 10h40min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h02min

Para impulsionar desempenho de alunos no Enem, Atheneu Sergipense investe em ações de promoção de saúde mental

Em parceria com o Grupo de Pesquisa de Psicologia da Saúde (Geeps), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), escola de Ensino Médio Integral realiza o Saúde Mental e Enem para alunos das terceiras séries do Ensino Médio

Amotara Agência de Notícias
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Resumo:  

  • Atheneu Sergipense realiza jornada para promover saúde mental e auxiliar no desempenho dos estudantes do Enem
  • A iniciativa é feita em parceria com Grupo de Pesquisa de Psicologia da Saúde (Geeps) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Ensino Médio Integral trabalha o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos jovens

Para alavancar a preparação dos estudantes para as provas do Enem, que acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, escola de Ensino Médio Integral em Aracaju (SE), criou o Saúde Mental e Enem. O projeto tem como foco acolher e inspirar estudantes das terceiras séries do Ensino Médio neste momento de tensão e ansiedade pelo futuro, em parceria com Grupo de Pesquisa de Psicologia da Saúde (Geeps), da Universidade Federal de Sergipe (SE), e contará com a participação do professor Yuri Norberto e da psicóloga Lavínia Andrade.

Segundo Yuri, a oportunidade de criar esse evento surgiu de uma conversa com professores de projeto de vida, que perceberam entre os alunos um aumento dos relatos de ansiedade e medo sobre esse momento de preparação final para o Enem. "Sabemos que cuidar da mente é essencial para desempenho acadêmico de nossos alunos. Por isso, além do acompanhamento personalizado que já realizamos, promovemos esse encontro, que incluiu grupos de apoio, mindfulness e orientação psicológica", explica o professor.  

A iniciativa faz parte de um conjunto de intervenções preventivas e de promoção da saúde mental, intuitivamente trabalhadas entre os pilares do modelo de ensino em tempo integral, como acolhimento, projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, orientação de estudos e eletivas. O objetivo é divulgar informações importantes sobre a temática e estimular entre os jovens o desenvolvimento de estratégias adaptativas para a resolução de conflitos e o enfrentamento de problemas.

"Esperamos que os estudantes absorvam os conceitos apresentados durante a atividade, de forma a ampliar seus ganhos no processo de identificação de emoções, pensamentos e comportamentos, contribuindo para o sucesso acadêmico e pessoal", reforça Yuri.

Acolhimento no Ensino Médio Integral

Por diversas razões, especialmente em momentos importantes e decisivos como o Enem, inúmeros sentimentos podem surgir, como medo, ansiedade, angústia, frustração, tristeza, impotência, entre outros. Essa realidade é vivenciada por muitos jovens da escola, como o estudante Rafael Gama, que encontrou no Ensino Médio Integral um espaço de acolhimento e incentivo.  

"Vou fazer o Enem agora e pretendo também prestar o vestibular para cursar medicina. No começo do ano estava me sentindo um pouco apreensivo, ansioso e com medo. Pensava: 'será que realmente eu vou conseguir?', mas por meio dos projetos que a gente vem desenvolvendo junto aos professores, temos conseguido racionalizar cada vez mais os nossos sentimentos, entendendo, de maneira racional e coerente, que somos capazes de aplicar os conhecimentos que acumulamos durante o ano nas provas", conta Rafael.  

Para a aluna Isadora Santos, que sonha em fazer medicina, a participação da Saúde Mental e Enem é uma excelente oportunidade para ajudar no amadurecimento e planejamento para o futuro.  

"Estou um pouco ansiosa e apreensiva, especialmente porque parte do meu fundamental e médio foram online devido à pandemia. Por esta razão, carrego algumas consequências de fragilidade, mas acredito que esse encontro promovido pela escola pode me ajudar a analisar meus sentimentos, assim como identificá-los e melhorá-los até o dia da prova", comenta Isadora.  

Projeto de vida

Além da iniciativa promovida neste ano, o Atheneu Sergipense propõe a formação integral dos estudantes, a partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais. Com isso, estimula o protagonismo juvenil e o projeto de vida dos estudantes, como reforça a jovem Mylena Santos.  

"Durante o início do ensino de médio no tempo integral, me dei conta da importância da saúde mental e percebi que a psicologia era a área que queria seguir, especialmente por valorizar os cuidados com a mente e o emocional. E sabendo da relevância do Enem para alcançar meu projeto de vida, acho que essa palestra vai ajudar bastante, assim como outros projetos da escola", finaliza Mylena.  

Acolher

Além dessa importante ação do Atheneu, Sergipe vem fazendo a diferença no acolhimento, na assistência e nas ações voltadas para a saúde mental dos alunos através do Acolher – Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe. O programa de Governo já está em vigor com a presença de 95 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, nas Diretorias Regionais de Educação, atendendo às prioridades definidas pela Política Educacional do Estado de Sergipe, por meio de equipes multiprofissionais.

O projeto tem como foco promover ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, fomentar, junto à escola, a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade.  

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o Acolher fortalece as ações de educação inclusiva e é exemplo para o Brasil. “O Projeto Acolher, do Governo de Sergipe, é o maior e mais completo programa presencial de psicólogos e assistentes sociais nas escolas sergipanas. É uma ação de presença marcante, determinante e inclusiva. Ela é o anseio de professores, alunos, pais de alunos, de toda a comunidade escolar. Neste momento de preparação para o Enem, a equipe do Acolher também tem contribuído na assistência aos estudantes sergipanos”, celebra o gestor.

O Ensino Médio em Tempo Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 


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