17/10/2023 às 10h14min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h02min

Chef lança cardápio acessível para pessoas com deficiência visual

Gastrônoma lança projeto com objeto de colaborar com a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual

Agência Drumond
Bianca Eloi
Com o objetivo de tornar a experiência gastronômica completa para quem não enxerga, a Chef Bianca Eloi, da Bi Pães Artesanais, criou um cardápio acessível. O intuito é dar autonomia e colaborar com a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual. A iniciativa será lançada durante o evento “Grafite para cego ver”, da Casa da Ciência da UFRJ, no dia 19 de outubro.

O cardápio é acessado por meio de um QR Code. Assim que escaneia o código, abre uma audiodescrição de tudo o que está no menu, como opções de lanche, valores, além da descrição das imagens e fotos.

Segundo Eloi, a intenção é tornar o menu legível e permitir que a pessoa com deficiência possa ouvir os dados relacionados ao item em questão, através do recurso de acessibilidade do celular sem necessitar de internet. O código também apresenta um hiperlink que fornece as informações em áudio com voz robótica com a audiodescrição.

A gastrônoma diz que a proposta é fornecer experiências culinárias para todos, sem restrição. "O prazer de comer deve ser para todos, e dar autonomia de escolha e bem-estar é a minha missão".

O cardápio acessível foi construído com a ajuda da Profª Verônica de Andrade Mattoso, como audiodescritora roteirista; de Aparecida Pereira Leite, como audiodescritora consultora; e Márcio José Felipe, como consultor em Experiência do Usuário e em Acessibilidade Digital. “Aparecida e Márcio são pessoas com deficiência visual. A participação deles foi fundamental para avaliar e tornar o projeto acessível”.


GRAFFITE PARA CEGO VER
Lançamento do Cardápio Acessível, da Bi Pães Artesanais
Local: Casa da Ciência UFRJ, Rua Lauro Muller número 3
Dia: 19/10/2023
Horário: Das 09h às 20h
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp