10/06/2016 às 14h04min - Atualizada em 10/06/2016 às 14h04min

Ipiranga cria app que agiliza trabalho de equipe de vendas

Projeto desenvolvido com a plataforma MicroStrategy Mobile trouxe para a palma das mãos de cerca de 300 profissionais informações valiosas sobre o relacionamento com mais de 7 mil postos credenciados

Ana Carolina Jones

Possuindo uma forte cultura analítica e mais de 15 anos de utilização da plataforma de business intelligence (BI) da MicroStrategy, a  Ipiranga, maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil, deu um passo importante em relação à adoção da mobilidade.

 

A companhia desenvolveu um aplicativo com base na plataforma MicroStrategy Mobile que foi criada com o objetivo de acompanhar o desempenho das vendas no varejo, trazendo um grande diferencial e agilizando consideravelmente o trabalho e o processo de tomada de decisão de seu time. Esta ferramenta foi desenvolvida, na medida em que a área de varejo foi demandando maior agilidade para melhor atender seus clientes, os donos dos postos. A plataforma surgiu, então, a partir da necessidade do marketing aliada à tecnologia e know how de TI da Ipiranga. 

 

Disponibilizado em tablets, o app permite aos cerca de 300 profissionais que compõem a equipe comercial consultar informações e realizar, ainda em campo, análises dos principais indicadores de vendas e de relacionamento com os postos credenciados, lojas de conveniência e franquias de troca de óleo que compõem a rede Ipiranga em todo o Brasil.

 

A marca Ipiranga, sinônimo de inovação, possui uma rede de 7.230 postos, voltados a atender às necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência. São 1.910 lojas am/pm e 1.466 unidades Jet Oil e Jet Oil Motos, franquias instaladas nos postos da rede que oferecem, respectivamente, serviços especializados para automóveis e motos.

 

Betsy Ferreira, gerente de sistemas de informação da Ipiranga, conta que “a cultura analítica dentro da companhia sempre foi muito intensa, culminando na construção de uma ampla base de dados, que reúne diversos indicadores, painéis de desempenho, gráficos e dashboards”. Ainda assim, a utilização do BI era tradicional, focada principalmente no desenvolvimento de relatórios via web e em uma aplicação mobile para atender ao corpo diretivo da empresa.

 

“Logo que foram sinalizadas as necessidades de viabilizar uma nova forma de atuação da força de vendas junto aos clientes e de evoluir a capacidade de gestão dos territórios de vendas, pensamos imediatamente que seria necessário buscar soluções realmente inovadoras do ponto de vista de usabilidade e mobilidade, mas que ao mesmo tempo aproveitassem os investimentos já realizados no desenvolvimento de nossa solução de BI”, explica Ferreira.

 

O resultado foi um app totalmente aderente à estratégia de marketing da Ipiranga, com grande nível de detalhamento e indicadores capazes de tornar mais assertivas e ágeis as decisões dos profissionais de vendas no momento da visita aos postos. Estão entre os dados disponíveis em tempo real o volume de venda por posto e por tipo de combustível; dados sobre as lojas de conveniência e pontos de troca de óleo; além de outros detalhes que permitem também aos gestores da área de marketing avaliarem e acompanharem o desempenho tanto da equipe de vendas como desses clientes.

 

“Antes, o assessor tinha de chegar em cada um dos postos que visitava, ligar seu notebook e esperar pelo carregamento da ferramenta. Hoje é tudo instantâneo e ainda há enormes possibilidades a serem exploradas graças à integração das funcionalidades da plataforma com as dos dispositivos móveis. Isso proporciona um ganho bastante perceptível na rotina desses colaboradores”, avalia Andre De Stefani, gerente executivo desenvolvimento de varejo Ipiranga. 

 

O projeto, lançado em outubro de 2015, foi realizado em tempo recorde. Em pouco mais de um mês, todos os dados do BI foram migrados para essa aplicação. A parte visual foi aprimorada e foram feitas adequações para atender às peculiaridades de interação com o usuário, como, por exemplo, o tamanho da tela, que no tablet é menor. O objetivo da equipe de TI também incluiu tirar o máximo de proveito das funcionalidades exclusivas e nativas dos dispositivos móveis.

 

A ideia é continuar investindo no app, empregando novos recursos. Uma nova entrega que ampliará a capacidade da aplicação está prevista ainda no primeiro semestre de 2016. Além disso, a Ipiranga também está fazendo o upgrade para a recém-lançada plataforma analítica MicroStrategy 10 Secure Enterprise™, incluindo as novas funcionalidades na versão mobile, que incrementarão o aplicativo. 


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