14/10/2023 às 20h25min - Atualizada em 16/10/2023 às 20h01min

Exposição fotográfica retrata a intimidade de mulheres que enfrentam o câncer de mama

A belíssima Adriane dos Santos Alves é uma das mulheres fotografadas pelo olhar sensível de Lou Bueno

Ana Reimann
@loubueno
Crédito: Lou Bueno; modelo Adriane Alves
Retratos de mulheres que enfrentam o diagnóstico de câncer de mama fazem parte da exposição “Rosa pela vida”, que segue em temporada até 27 de outubro. Idealizada pela fotógrafa Lou Bueno e produção de Dryka Bueno, o trabalho é inspirado na força e coragem das protagonistas das histórias registradas em fotografia, revelando artisticamente os desafios físicos e emocionais de quem convive com a doença:

“A perda de pessoas próximas devido ao câncer de mama, me fez perceber a importância crítica da conscientização, prevenção e apoio emocional às mulheres que passam por esse desafio. As experiências pessoais de cada uma delas, serviram como um catalisador na busca de maneiras de contribuir significativamente para a causa.”, afirma Bueno.

 
Diagnosticada com câncer de mama em março desse ano, Luana da Silva Rocha, de 34 anos, destaca que a ansiedade durante o processo de tratamento, as expectativas para a cura e, muitas vezes, a falta de amparo do plano de saúde, são preocupações recorrentes no dia a dia de quem enfrentar a doença:

“Os maiores desafios são lidar com os efeitos colaterais do tratamento, a burocracia dos planos de saúde e, principalmente, o medo da evolução da doença, uma vez que descobri uma metástase no fígado.”, afirma. 

Luana ainda expõe como descobriu que estava com câncer: “Eu comecei a sentir uma queimação na mama direita, mas, como eu amamentava, pensei ser algo relacionado a isso. Porém, em um autoexame, senti um nódulo diferente, marquei médico, e as características pelo exame clínico não demostravam suspeita. Em dezembro de 2022, comecei a sentir dores abdominais e, ao voltar a investigar, obtive o assustador diagnóstico de câncer de mama.”, destaca.


Em um país com uma incidência ascendente da doença, que pode se desenvolver em homens também, o “Rosa Pela Vida" quer chamar a atenção para a importância da conscientização como ferramenta de prevenção para um diagnóstico precoce. O empoderamento feminino e a criação de uma rede de apoio mútuo promovem não apenas a saúde física, mas, também, o bem-estar emocional das mulheres que passam por essa realidade.

 
 


















A alegria de quem observa sua trajetória validada pela arte
 
“O maior desafio, para mim é o emocional, pois tenho medo, dúvidas e mudanças físicas. Quando eu soube que estava com câncer, eu desabei; foi um período de muitas lágrimas e questionamentos. Tudo começou com um desconforto na mama esquerda; os dias foram passando e meu mamilo começou a retrair para o lado. Em seguida, senti o nódulo pelo autoexame e procurei um especialista, que confirmou a malignidade.”, afirma Adriane Alves, de 38 anos, também fotografada na exposição.

Eventos que abordam a trajetória de mulheres em processo de tratamento, promovem a troca de experiências e geram apoio mútuo, além de repassarem conhecimentos sobre a importância da prevenção e do autoconhecimento para descoberta precoce do câncer.

Motivada pelo desejo de contribuir, com seu trabalho, para que mulheres possam descobrir a doença em fase inicial, Lou Bueno destaca o seu engajamento no projeto:

“É essencial usar nossas experiências pessoais para criar mudanças positivas na sociedade e oferecer apoio àqueles que enfrentam situações semelhantes. Todos os envolvidos na organização desse evento, trabalharam voluntariamente. Acredito que a exposição nos convida a sermos conscientes, solidários e complacentes em nossa jornada pela vida.”, conclui.

 
Lou Bueno e seu talento em captar a intimidade
 

A programação do evento Rosa pela Vida ainda envolve iniciativas como roda de mulheres, palestras e caminhada para a conscientização sobre o tema. Para acessibilizar a participação do público de todo o país, as ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais:  @loubuenofotos e @rosapelavida

Exposição fotográfica
Data: 10 a 17 de outubro
Horário: 9h às 21h
Local: Associação Médica do Paraná – Rua Cândido Xavier, 575 – Curitiba-PR

Exposição fotográfica
Datas: 18 e 19 de outubro
Horário: 10h às 19h
Local: Portão Cultural – A. República Argentina, 3432 -Portão, Curitiba-PR

Evento Rosa pela vida – palestra com a massoterapeuta Lia Kshesek e roda de mulheres com Mariana Vaz.
Data: 21 de outubro
Horário: 16h
Local: PF Espaço de Performance Art Etc -Rua Brigadeiro Franco, 2119 – Curitiba-Pr

Todos os eventos são gratuitos.



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp