16/10/2023 às 16h09min - Atualizada em 16/10/2023 às 20h00min

A importância das jovens lideranças nas empresas

*Por Rafael Kenji Hamada, médico e CEO da FHE Ventures

NB Press
Rafael Kenji

O cenário empresarial contemporâneo tem sido marcado por mudanças rápidas e disruptivas impulsionadas pela tecnologia, pela globalização e pela transformação das expectativas dos consumidores. O mercado mudou e a estrutura das empresas também. Nesse contexto dinâmico, surge uma questão cada vez mais relevante: qual é a importância de ter jovens ocupando cargos de liderança nas empresas?  Essa abordagem apresenta benefícios substanciais que podem impulsionar o sucesso e a inovação nas organizações. 

 

Até menos de uma década, era raridade ver um diretor de uma empresa, e principalmente um presidente, com menos de 50 anos de idade. Apesar de ser extremamente importante essa diversidade etária nas empresas, os jovens não se sentavam a mesas das decisões, portanto, suas vozes não eram ouvidas. Com a mudança dos modelos de trabalho e até mesmo das profissões, com o surgimento de novas ocupações voltadas à tecnologia, marketing e inovação, tornou-se comum a presença de pessoas entre 30 e 35 anos em cargos de gestão, inclusive com alguns jovens “Under 30” (com menos de trinta anos). 

Algumas razões para que as empresas considerem a diversidade de idades em cargos de liderança, são: 

 

1- Inovação e pensamento criativo: Os jovens trazem consigo uma mentalidade fresca e aberta, resultante de sua familiaridade com as últimas tendências tecnológicas e culturais. Esse olhar inovador pode ser um catalisador poderoso para a criação de soluções criativas e disruptivas, que são essenciais para enfrentar desafios em um mercado em constante evolução. Ao trazer perspectivas únicas, esses jovens podem inspirar suas equipes a pensar fora da caixa e buscar abordagens originais para resolverem problemas. Já os profissionais mais experientes acumulam uma riqueza de conhecimento ao longo de décadas de atuação. Integrá-los às equipes de liderança também permite o compartilhamento desse conhecimento valioso com os líderes jovens, encurtando a curva de aprendizado e evitando a repetição de erros do passado. 

 

2- Adaptação às mudanças: Jovens líderes, muitas vezes, estão mais dispostos a abraçar a mudança e a se ajustar rapidamente a novas circunstâncias, capacidade crucial no mundo empresarial moderno. Foi o que aconteceu com a migração do trabalho presencial para o modelo híbrido ou remoto. Sua disposição para experimentar novas estratégias e adotar tecnologias emergentes pode ajudar as empresas a permanecerem ágeis em um ambiente de negócios volátil. 

 

3- Diversidade e representatividade: Uma equipe de liderança variada em termos de idade traz consigo uma ampla gama de experiências e perspectivas, o que pode levar a decisões mais equilibradas e informadas. Além disso, a presença de líderes jovens pode servir de inspiração para outros em início de carreira. 

 

4- Conexão com o público-alvo: A geração mais jovem muitas vezes é o público-alvo, especialmente de empresas que atuam em setores voltados para a tecnologia, moda, entretenimento e produtos de consumo. Além de serem os mais presentes nas mídias sociais, se tornaram potentes canais de venda, os jovens estão entrando cada vez mais cedo, e com maior intensidade, na cadeia de consumo de produtos e serviços. Quando em cargos de liderança, ajudam as empresas a compreender melhor as preferências, valores e comportamentos dessa geração, facilitando a criação de estratégias de marketing e produtos alinhados às suas necessidades. 

 

5- Mentoria reversa e desenvolvimento de talentos: Promover jovens líderes também pode criar oportunidades para a chamada "mentoria reversa", onde líderes mais experientes podem aprender com as habilidades e conhecimentos dos líderes mais jovens.  A integração entre diferentes faixas etárias promove oportunidades de mentoria bidirecional. Profissionais mais experientes podem atuar como mentores para os líderes jovens, oferecendo insights sobre gestão, tomada de decisões e relacionamentos empresariais. Por sua vez, os líderes jovens podem trazer novas perspectivas e conhecimentos em áreas como tecnologia e tendências de mercado. 

 

Dessa forma, a inovação, a adaptabilidade, a representatividade e a conexão com o público-alvo são apenas algumas das razões pelas quais a presença de jovens líderes pode impulsionar o sucesso das organizações.  

 

No cenário em constante evolução dos negócios, a busca pela excelência e inovação requer a combinação de experiência com visões frescas e inovadoras. A integração entre lideranças jovens e profissionais mais velhos emerge como abordagem estratégica para maximizar o potencial de uma empresa.  

 

*Rafael Kenji Hamada é médico e CEO da FHE Ventures, uma corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação.  

  

Sobre a FHE Ventures  

A FHE Ventures é uma corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. O foco é a ampliação e a criação de novas atividades, ferramentas ou processos diferenciados que possam resolver as dores do mercado e serem incorporados às instituições de toda a rede FHE, transformando a educação na área da saúde e, consequentemente, o bem-estar das pessoas. Pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, multinacional que leva a inovação como base de ação, com sede em Belo Horizonte (MG), é pioneira no ramo de venture building na América Latina e está presente também nos Estados Unidos, na Europa e no México. Para mais informações, acesse: fheventures.com.br  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp