16/10/2023 às 13h54min - Atualizada em 16/10/2023 às 16h10min

Uso de fitogênicos no controle da coccidiose será abordado no "Simpósio de Enfermidades das Aves: Coccidiose Saúde & Integridade Intestinal"

Promovido pela FACTA, o evento será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, no Auditório Show Rural da Coopavel, em Cascavel (PR)

Julia de Souza Calaça
Facta

Uma das temáticas que tem permeado o debate na cadeia avícola, o uso de fitogênicos no controle da coccidiose será abordado no primeiro dia do “Simpósio de Enfermidades das Aves: Coccidiose Saúde & Integridade Intestinal”, promovido pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), entre os dias 17 e 19 de outubro, no Auditório Show Rural da Coopavel, em Cascavel (PR), com participação de especialistas, produtores e empresas da avicultura nacional.

A zootecnista e integrante do corpo técnico da FACTA, Sandra Bonaspetti, conta que os fitogênicos são aditivos naturais que também podem ser chamados de aditivos funcionais pois apresentam diferentes e específicos modos de ação na melhora da integridade e da saúde do intestino das aves.

“Há vários trabalhos na literatura demonstrando a ação de saponinas sobre a membrana celular de certos protozoários, vírus e bactérias. Também há evidências científicas mostrando a ação antioxidante e antinflamatória de diversos polifenóis, componentes naturais de certos compostos fitogênicos. Além de contribuir com a melhora dos mecanismos de resposta imune das aves contra patógenos, os fitogênicos, ao mesmo tempo em que modulam a inflamação e oxidação intestinal, são efetivos na redução dos efeitos danosos da coccidiose”, aponta Sandra.

Ela destaca que com a redução de uso de antibióticos em doses preventivas, os chamados promotores de crescimento, a busca de soluções naturais que ajudam a melhorar a saúde intestinal das aves foi intensificada. Esse movimento de diminuição do uso de antibióticos iniciou-se na Europa e está forte nos Estados Unidos e no Brasil.

A integrante do corpo técnico da FACTA frisa que há muita ciência por trás do desenvolvimento de fitogênicos para uso em nutrição animal, com publicações que demonstram os efeitos destes aditivos na melhora da saúde intestinal, na performance zootécnica das aves, nos mediadores inflamatórios e parâmetros oxidativos além da melhora da morfometria e permeabilidade intestinal.

“Nos últimos cinco anos, as pesquisas com aditivos naturais ou funcionais melhorando o desempenho ou a saúde das aves se incrementaram muito. Em 2021, o trabalho ganhador do Prêmio Lamas na categoria nutrição animal foi uma pesquisa realizada com fitogênicos, sendo que no ano seguinte foi escrito um artigo científico com base nesta pesquisa, que foi publicada internacionalmente pelo Journal of Applied Research”, relembra Sandra.

Ela acrescenta que o crescimento de pesquisas com fitogênicos é uma resposta à demanda da indústria avícola que está em busca de soluções que ajudem a melhorar o desempenho zootécnico das aves, cada vez mais comprometido pelas práticas intensivas de criação, e pela redução do uso de antibióticos melhoradores de crescimento.

Contribuição para o debate

Reforçando que os efeitos negativos da coccidiose podem ser amenizados se os produtores manejarem bem suas granjas e usarem os programas de prevenção da coccidiose corretamente, Sandra lista algumas condições que impulsionam a incidência e o efeito da coccidiose.

“Entre as principais condições, estão a genética (em que a investigação demonstrou que as respostas imunitárias das aves têm diminuído ao longo dos anos), a elevada pressão de infecção devido aos modernos sistemas de produção (confinamento, alta densidade de aves, logo alta concentração das coccídeas, reuso de cama por vários lotes sem o devido tratamento térmico), o ambiente em que mantemos as aves é ideal para a reprodução do parasita (umidade e temperatura altas), e às vezes essas instalações não possuem a infraestrutura ideal ou não são gerenciadas adequadamente (limpeza das instalações entre lotes), deixando a porta aberta para que esse parasita infecte, invada e prospere”, detalha a zootecnista.

Acreditando que a categoria dos anticoccidianos dificilmente será banida ou proibida, Sandra enfatiza que o debate deve ter foco nas perdas econômicas para avicultura se a coccidiose não for eficientemente controlada.

“Segundo a publicação de Blake et al, 2020, as perdas anuais na indústria avícola devido à coccidioses são estimadas em mais de US$ 14 bilhões (R$ 70 bilhões) globalmente. Se quisermos ser eficientes na produção de carne de aves, para prover à população uma proteína saudável e de baixo custo, precisamos evitar perdas desta magnitude”, conclui a integrante do corpo técnico da FACTA.

Serviço

Simpósio Enfermidades das Aves: Coccidiose Saúde & Integridade Intestinal

Data: 17 a 19 de outubro

Local: Auditório Show Rural da Coopavel, Cascavel (PR)

Link para inscrições: https://eventos.facta.org.br/coccidiose-intestinal2023/

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA - é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp