09/06/2016 às 10h00min - Atualizada em 09/06/2016 às 10h00min

4 dicas de marketing para varejistas se destacarem nesse Dia dos Namorados

Pequenos varejistas devem buscar estratégias de e-mail marketing criativas e que façam um paralelo com um dos dias mais românticos do ano

Por Cristiano Mendes*

O Dia dos Namorados é uma data importante para varejistas, seja o negócio um restaurante, uma livraria, uma floricultura, ou seja, todo tipo de empreendimento deve prestar atenção nesta data, em que os consumidores estão preparados para gastar e agradar seus companheiros. De acordo com uma Pesquisa nacional da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e do Instituto Ipsos de 2015, a intenção de gasto médio com presentes e comemorações no Dia dos Namorados ano passado era 5% maior que em 2014.

O Dia dos namorados é, portanto, uma oportunidade de negócios e os micro e pequenos empreendedores podem otimizar suas estratégias de e-mail marketing focadas em temas românticos. Dessa forma, podem se comunicar diretamente com seus clientes utilizando mensagens que podem incentiva-los e engaja-los a continuar consumido em sua loja com, por exemplo, ofertas de jantares especiais, música ao vivo, presentes de última hora para seu parceiro, e até mesmo dicas de como manter o romantismo ativo.

Para ajudar a chamar a atenção dos clientes e assinantes, o e-mail marketing pode ser enviado alguns dias antes do dia 12 de Junho, assim eles terão a oportunidade de aproveitar sua oferta e avaliar seu conteúdo. No entanto, se você não tem certeza de como vai utilizar o Dia dos Namorados como seu aliado de negócios, veja algumas dicas abaixo que podem te inspirar para um dos dias mais românticos do ano:

Não esqueça que seus clientes são diversificados

Enviar e-mail marketing direcionado a uma audiência de perfis diversificados pode te ajudar a construir uma base de clientes maior e gerar fidelidade pela inclusão. Um newsletter especialmente desenhado para uma variedade de públicos, ou em categorias específicas demonstra que você reconhece a diversidade entre seus consumidores e que você se importa com todos os seus clientes.

Lembre-se que diversificar não significa generalizar. Preste atenção em cada perfil e considere segmentar suas listas de e-mail marketing.

Pense no E-mail Marketing como um presente

Pensar no E-mail Marketing como um presente é como oferecer aos seus clientes algo a mais apenas por eles serem seus clientes. As campanhas mantêm sua marca fresca na cabeça de seus clientes mais valiosos, além de criar uma plataforma para a motivação, entretenimento e, naturalmente, possíveis vendas.

Na maioria das vezes, seus clientes potenciais já estão interessados em seu produto e no Dia dos Namorados eles estão em busca de um bom presente. Ofereça algo que os lembre de que você tem algo legal e que eles vão querer, sempre se comunicando diretamente com seu segmento de atuação. Por exemplo, se você vende peças de arte, envie newsletters com tutoriais artísticos. Atinja os interesses pessoais de seus consumidores: se eles estão assinando seu newsletter, é porque eles querem te ouvir.

Faça valer a pena

As caixas de entrada de e-mails podem se encher facilmente, portanto, coloque ofertas exclusivas que seus clientes não encontrarão em nenhum outro lugar e tente mandar um desconto memorável e direcionado para seu público, para que não se perca por entre outros. Uma boa ferramenta de e-mail marketing permite a segmentação dos seus clientes e uma lista segmentada pode ajudar a personalizar as mensagens para eles.

Cupons podem ser uma boa investida, pois, apesar de o consumidor não comprar nas mesmas lojas todos os dias, um cupom de desconto é, muito frequentemente, difícil de resistir, e isso pode levar com que ele pelo menos visite a loja para ver o que há de novo. Por isso, lembre-se também de sempre atualizar suas ofertas e produtos.

Além disso, em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, vale reforçar o título e conteúdo das mensagens relacionadas com temas de amor e romance, por exemplo.

Pense em longo prazo

Já se impressionou por grandes gestos de amor? Aqueles capazes de parar uma avenida e emocionar a todos ao redor? Apesar de alguns parecerem totalmente espontâneos, todos requerem planejamento prévio. Isso significa que se você quer tentar impressionar seus clientes você deverá pensar além para surpreendê-los com algo especial. Você pode estar conectado e interagir com seus clientes utilizando e-mail marketing e mídias sociais que podem te ajudar a entender quais pontos seus clientes mais gostam no seu pequeno negócio.

Não tenha pressa, observe como o mercado está impressionando os consumidores e estude seu setor.  Além disso, faça uma análise profunda do que funcionou e o que não funcionou e aplique uma técnica aprimorada no ano seguinte. Assim, a cada ano, seu romantismo só irá aumentar e, consequentemente, sua clientela também.

*Cristiano Mendes é diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior provedor de tecnologia para pequenas empresas


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