11/10/2023 às 09h05min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h08min

Desvendando o ERP: O Duelo entre Customização e Configuração!

Por Fábio Eleutério, Diretor de operações da Ax4B

Raissa Pestana Vaz
Arquivo Pessoal

À medida que o mundo empresarial avança na era digital, a adoção de sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) tornou-se essencial. No entanto, a customização e configuração destes sistemas ainda são conceitos que causam confusão. Esclarecer essa diferença é vital para que as empresas possam maximizar os benefícios de seus ERPs.

Configurar x Customizar

Configurar um ERP refere-se à adaptação das funções e recursos padrão do sistema para atender às necessidades de negócio da empresa. Isto é feito através das opções já incluídas no software, sem alterar o código-fonte ou a estrutura fundamental do sistema.

Por outro lado, customizar envolve fazer modificações no próprio software, alterando ou adicionando funcionalidades ao código-fonte para se ajustar a necessidades específicas que vão além das configurações padrão.

Costumo dizer que um ERP bem configurado é como o coração de uma organização, bombeando informações precisas e em tempo real para todas as partes do negócio, garantindo que cada departamento esteja sincronizado e alinhado com os objetivos gerais

Benefícios e Aplicações Setoriais

Setor Industrial: As indústrias têm demandas únicas em termos de gestão de produção, controle de qualidade e logística. Configurando um ERP, uma fábrica pode ajustar os parâmetros de produção, enquanto a customização permite a integração com máquinas específicas ou adicionar módulos para gerenciar processos exclusivos.

Setor Bancário: Os bancos lidam com enormes volumes de dados e transações. A configuração pode ajudar a ajustar os limites de transações ou as regras de conformidade. Por outro lado, customizações podem ser necessárias para integrar soluções de fintechs, garantindo que o banco permaneça competitivo e em conformidade com as normas financeiras.

Setor de Saúde: Hospitais e clínicas demandam uma gestão complexa de dados de pacientes, atendimentos e inventários. A configuração de um ERP pode permitir o gerenciamento eficaz de agendamentos ou dos níveis de estoque de medicamentos. Entretanto, a customização pode introduzir módulos para telemedicina ou integração com equipamentos médicos específicos.

Ao compreender a distinção entre configuração e customização, as empresas podem fazer escolhas mais informadas sobre como ajustar seus sistemas ERP às suas necessidades. A decisão de customizar ou configurar deve ser baseada em análises detalhadas das demandas de negócio, considerando o equilíbrio entre custos, benefícios e a capacidade de adaptar-se às mudanças futuras.

Sobre Fábio Eleutério.

Executivo com  mais de 25 anos de experiência, Fábio fez carreira em empresas de TI, com vasta experiência em consultorias de gestão, transformação e fintechs. Está à frente da diretoria de operações de Oracle Netsuite da Ax4B,, além da gestão da área de Customer Service (CX e UX), atendimento aos clientes; responsável pela área de pré-venda técnica.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp