11/10/2023 às 15h37min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h11min

O programa MOVE 2023: alunos do Conservatório de Tatuí embarcam em jornada internacional de voluntariado

Os seis intercambistas brasileiros atuarão de setembro de 2023 a junho de 2024 no Malawi, em Moçambique e na Noruega

Adriana Monori
Foto: Alunos intercambistas do MOVE 2023| Crédito: Divulgação/Conservatório de Tatuí

O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio cultural realizado anualmente pela Sustenidos Organização Social de Cultura, em parceria com a JM International (JMI) e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, lança a edição de 2023, que reúne seis jovens de quatro países diferentes para um enriquecedor programa de voluntariado com duração de dez meses. Neste ano, os selecionados atuarão no período de setembro de 2023 a junho de 2024.
No cerne do projeto MOVE está uma parceria internacional que une nações de diferentes partes do mundo em um esforço conjunto para explorar e enriquecer suas heranças musicais e culturais. Brasil, Noruega, Malawi e Moçambique enviarão dois representantes ao Brasil, enquanto o mesmo número de brasileiros participará de atividades voluntárias em cada uma das outras três nações. “Para muitas pessoas, a música é apenas um passatempo, para nós, é o nosso trabalho. O MOVE vem com o propósito de exaltar a nossa arte e mostrar ao mundo como outras pessoas se relacionam com o ambiente em que estão inseridas. Espero aprender muito e levar toda essa experiência para o meu país”, afirma Esther Moises Macuacua, aluna intercambista de Moçambique, que ficará durante o período do intercâmbio com os demais alunos estrangeiros no Conservatório de Tatuí. 
Os estudantes selecionados para esta iniciativa provêm de várias origens, todos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, o que constitui um grupo diversificado e dinâmico. E em abril, foi realizado o processo de pré-seleção, que resultou na formação de uma equipe de seis alunos, composto por três meninos e três meninas.
De acordo com o gerente geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira, esta iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência de voluntariado imersiva, promover a compreensão intercultural e fomentar a aprendizagem mútua entre os jovens. “A essência do MOVE vai além dos programas de intercâmbio tradicionais, pois enfatiza a exploração cultural, a educação musical e o envolvimento da comunidade. Os voluntários trabalham numa variedade de projetos alinhados com a cultura local, que vão desde a música a outras expressões artísticas e sociais”, explica.
Após completarem sua jornada de 10 meses, os participantes do projeto MOVE retornam ao Brasil e compartilham suas experiências por meio de apresentações, que destacam o aprendizado adquirido durante sua estadia no exterior. Além disso, os estudantes continuam ativamente envolvidos em atividades relacionadas ao que aprenderam, durante mais dois meses após o término do intercâmbio. A duração do programa estende-se por um total de 12 meses, permitindo e impulsionando o desenvolvimento contínuo.  “Eu espero vivênciar uma cultura totalmente diferente da que eu conheço e do que estudo aqui. Quero  compatilhar tudo que sei sobre a  música brasileira e aprender sobre a malawiana, que vou poder conhecer afundo”, conta o aluno brasileiro Heitor Bispo de Carvalho.
O Projeto MOVE continua a ser um farol de intercâmbio cultural, educação musical e cooperação global, oferecendo aos jovens uma plataforma não só para aprender sobre outras culturas, mas também para causar um impacto significativo por meio do trabalho voluntário. “Com esta iniciativa, a Sustenidos Cultura e parceiros objetivam incentivar uma nova geração de cidadãos globais culturalmente conscientes e musicalmente inclinados”, conclui o gerente.

*
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Sustenidos - Assessoria de imprensa  
Máquina Cohn & Wolfe| [email protected] | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques  – direção|[email protected] | (11) 3147 7442  
Vânia Goersch – gerência| [email protected]| (11) 3147-7453 
Adriana Monori – atendimento | [email protected]|(11) 3147-7263 

 
Acompanhe a Sustenidos: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp