11/10/2023 às 12h34min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h10min

Marketing de localização: dicas e exemplos de como fazer

Método tem se tornado parte integrante do cenário digital atual das empresas

Gofind
Freepik
Outubro de 2023 - Segundo a pesquisa Digital 2022, feita pela DataReportal, existem 224,9 milhões de conexões de internet somente em celulares no Brasil, sendo 104,8% da população brasileira – que é de 214,7 milhões. Diante deste cenário, lidamos com uma oportunidade de crescimento por parte do marketing de localização. Quando se trata de se destacar localmente, é essencial usar as plataformas de localização geográficas do Google.

Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, listou alguns exemplos de como usar marketing de localização para atrair mais consumidores das lojas on-line para as lojas físicas:

1. Atualize os dados online da sua empresa
Certifique-se de que os dados da sua empresa estão corretos e atualizados nas redes sociais. É imprescindível preencher corretamente o nome da companhia, dados de localização, telefone e categoria em perfis digitais e plataformas de marketing digital.

Não se esqueça de incluir outros detalhes importantes, como site, e-mail, horário de funcionamento, palavras-chave, descrição, logotipo e fotos. Caso haja perguntas e/ou comentários nos perfis do Google da sua marca, certifique-se de respondê-los!

2. Crie um perfil de negócio no Google (Google Perfil da Empresa)
O GPE é a chave para conectar sua empresa com os principais resultados de pesquisa online. Isso dará visibilidade para a companhia no Google Maps e será possível, ainda, que o seu público-alvo encontre a companhia por meio de uma simples busca na plataforma.

A ferramenta do Google possibilita traçar diversas rotas, além de proporcionar que o cliente entre em contato com a companhia, agende uma compra ou faça uma reserva. Faça disso uma prioridade para sua empresa e veja os clientes encontrem sua marca, produtos e serviços com maior facilidade.

3. Conecte seus perfis em mídias sociais
Use as mídias sociais do seu negócio para atrair mais consumidores. Faça posts e atualize seus perfis com informações relevantes, produtos e serviços que você oferece.

4. Apareça nos resultados de pesquisa local do Google
Adicionar fotos, vídeos, posts de produtos, eventos e reservas no perfil do Google ajuda sua empresa a se destacar localmente dos concorrentes. Use as funcionalidades da plataforma para se conectar com clientes e melhorar o ranking da sua companhia nos resultados de pesquisa local.

5. Leia as avaliações do negócio e não ignore o consumidor
Esta é uma oportunidade incrível para que o seu negócio faça a diferença! Preste atenção nas avaliações dos clientes para corrigir erros e mostrar que está atento aos comentários sobre seu negócio, sejam bons ou ruins.

6. Personalize seu Google Perfil da Empresa para atender a consumidores locais
Clientes locais, ou que buscam comprar nas proximidades, desejam se conectar com o seu negócio por meio do Google. Por isso, é importante se atentar também a este tópico. A pesquisa por voz vem se popularizando, sobretudo neste cenário, quando o consumidor possui uma rotina corrida e precisa de agilidade. Assistentes de voz podem ajudá-lo a ser encontrado  pelos consumidores.

Faça posts automáticos com seu catálogo de produtos e melhore sua posição nos resultados de busca do Google. 

7. Destaque seus produtos no Google com SEO Local
Você pode usar SEO para tornar seus produtos mais relevantes localmente. Ao postar regularmente no Google Perfil da empresa, seus produtos são mencionados mais vezes. 

8. Marcas e indústrias podem ajudar negócios locais a vender seus produtos
Diferencie-se da concorrência usando uma nova forma de se conectar e bonificar o comércio local. Invista em Ads de um jeito mais eficaz e crie um novo canal de comunicação com o Shopper.


Sobre a Gofind 
Com mais de 1 milhão de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind aplica inteligência artificial para cruzar, em tempo real, dados da demanda de consumidores com a oferta de produtos nos PDVs, para automatizar e melhorar decisões na indústria. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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