11/10/2023 às 10h59min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h09min

BioCatch apresenta portfólio que atende norma do Banco Central do Brasil contra fraudes financeiras

Intitulado BioCatch Connect, lançamento destaca-se por aprimorar em 1500% a capacidade na detecção de contas fraudulentas e lavagem de dinheiro

Flávia Pereira Rangel
BioCatch

São Paulo, outubro de 2023 — A BioCatch, líder mundial em detecção de fraudes digitais e lavagem de dinheiro com base em inteligência biométrica comportamental, lança um portfólio intitulado BioCatch Connect, composto por produtos que aprimoram em 1500% a capacidade na detecção de contas fraudulentas e, consequentemente, aceleram as ações contra lavagem de dinheiro (AML) e fraudes, evitando crimes contra instituições financeiras (IF) e seus clientes. O lançamento reforça o posicionamento da BioCatch de atuar no Brasil em conformidade com a Resolução Conjunta 06/2023, que exige que as instituições financeiras compartilhem informações sobre seus clientes, gerando maior segurança aos bancos e demais instituições do setor.  

A norma, que entrará em vigor em novembro deste ano, viabiliza uma abordagem de combate mais eficiente e coordenada contra os crimes financeiros por meio da identificação e o rastreamento das contas laranjas e das suas conexões associadas a atividades fraudulentas.

“Com a rápida digitalização do Sistema Financeiro Nacional (SFN), devido ao uso do PIX e a pandemia, novos desafios apareceram. A abertura de contas sem critérios rigorosos e a ênfase dada à expansão do número de usuários, em detrimento da segurança, abriram brechas para a proliferação do aumento das práticas de golpes financeiros. O BioCatch Connect evidencia a  busca contínua da empresa em aprimorar sua inteligência biométrica para fornecer segurança por meio de tecnologias estratégicas”, afirma Cassiano Cavalcanti, diretor de pré-vendas da BioCatch na América Latina. 

Características
Entre os benefícios que podem ser obtidos por banco e demais empresas do setor financeiro para atender aos requisitos da Resolução Conjunta 06/2023, destacam-se: 

  • Redução de 80% nas taxas de fraude relacionadas a transações;
  • 40% de melhoria na experiência do cliente;
  • Redução de 30% nas taxas de falsos positivos;
  • Melhoria de 30% na eficiência e produtividade da equipe de fraude;
  • Verificação de conta de usuário 28% mais rápida;
  • Melhoria de 15% na detecção de golpes;
  • Dez vezes mais indicadores comportamentais e modelos de padrão.

 

Em relação à identificação de golpes e detecção de contas de lavagem de dinheiro, os clientes da BioCatch podem atingir níveis mais elevados de visibilidade em logística pré-crime, suporte à comunicação proativa com o cliente e interdição de transferências de fundos para contas criminosas, com  capacidade de:

  • Reconhecimento de 98% das contas laranja ativas antes dos alertas do sistema existentes;
  • Detecção de 96% das contas laranja existentes;
  • Identificação de 70% das contas recém-criadas como fraudes antes da primeira transferência recebida.

 

O portfólio BioCatch Connect™ permite, ainda, a redução direcionada e a cooperação de clientes bancários contra crimes financeiros que visam seus ativos, pois coloca a inteligência biométrica no centro dos modelos de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina, respondendo às necessidades dos bancos brasileiro em atender à Resolução Conjunta 06/2023.

Ao integrar aplicativos, comportamentos, dispositivos, redes e telemetria transacional do início ao fim da sessão, em uma comunidade de milhões de usuários em todo o mundo, a fidelidade do sinal se torna significativamente mais precisa, o que torna as equipes de AML e antifraude mais eficazes.

O lançamento ocorre em um momento que também é importante para a comunidade financeira global, uma vez que, segundo dados da empresa, os crimes financeiros, como pagamentos por push autorizados e golpes de acesso remoto, aumentaram 30% no ano passado. Além disso, um estudo recente conduzido pela Forrester Consulting, evidenciou que três em cada quatro IF citaram que a integração entre o gerenciamento de fraudes e os recursos AML são essenciais para reações rápidas a crimes financeiros.

"Como uma sociedade digitalizada, chegamos a um ponto em que a própria tecnologia que favorece a comunicação, educação e serviços bancários se tornou um canal para os criminosos coagirem, ameaçarem e roubarem ativos financeiros. A antiga tecnologia implantada na comunidade bancária simplesmente não se iguala à inovação e velocidade dos fraudadores", diz Gadi Mazor, CEO da BioCatch.

BioCatch Connect™ possui três módulos exclusivos de telemetria:

Coleta de telemetria de fraude @Scale
O elemento fundamental do BioCatch Connect é a coleta de telemetria fraudulenta. A camada de antifraude utiliza um kit de desenvolvimento de software (SDK) móvel e web para coletar continuamente milhares de sinais de cinco fontes de dados distintas: aplicativos, comportamentos de usuários, dispositivos, redes e transações de cada sessão;

Sequenciamento Comportamental Contínuo
A tecnologia de Sequenciamento Comportamental Contínuo™️ (CBS) utiliza ciência cognitiva comportamental humana avançada, modelagem de dados e algoritmos de aprendizado de máquina para analisar, combinar e pontuar todos os elementos dos dados coletados pelo módulo Fraud Telemetry Collection;

Inteligência preditiva
O módulo de inteligência preditiva se baseia na tecnologia de sequenciamento comportamental contínuo para estruturar e visualizar pontuações dinâmicas de risco do usuário, como fraude de inteligência acionável, AML e cibernética. Pode ser usada para monitorar, investigar e evitar possíveis atividades e sessões fraudulentas do usuário.

"O BioCatch Connect fornece uma nova geração de recursos de inteligência e visualização, modelos de ciência de dados e mecanismos de aprendizado de máquina para impedir a exploração da bondade, emoção, ingenuidade e confiança que temos. Como uma comunidade antifraude, temos a oportunidade, capacidade e obrigação de combater a fraude compartilhada, aprendendo e atuando juntos. Projetamos, construímos e testamos o BioCatch Connect para ser a solução que impulsiona essa jornada colaborativa”, complementa o CEO da BioCatch.

Sobre a BioCatch
A BioCatch é líder em Biometria Comportamental, uma tecnologia que utiliza o Machine Learning para analisar o comportamento digital físico e cognitivo, de modo a proteger os internautas. A missão da BioCatch é explorar o poder do comportamento e fornecer insights acionáveis para criar um mundo digital onde identidade, confiança e facilidade coexistam perfeitamente. Atualmente, a BioCatch tem mais de 25 dos 100 principais bancos globais como clientes que usam suas soluções para combater fraudes, impulsionar a transformação digital e acelerar o crescimento dos negócios. O Conselho de Inovação do Cliente da BioCatch, uma iniciativa liderada pelo setor, incluindo American Express, Barclays, Citi Ventures e National Australia Bank, ajuda a permitir que a empresa identifique maneiras criativas e inovadoras de alavancar os atributos exclusivos de comportamento para prevenção de fraudes. Com mais de uma década de análise de dados, mais de 80 patentes registradas e experiência incomparável, a BioCatch continua inovando para resolver os problemas de amanhã. Para mais informações, visite BioCatch.

Informações sobre a BioCatch para a imprensa
RPMA Comunicação
[email protected].br 
Wagner Hiroi - (11) 99195-9080
Flávia Rangel - (11) 99503-9161


 
 

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