11/10/2023 às 14h41min - Atualizada em 11/10/2023 às 16h04min

Educação Ambiental SP: 12 de outubro também é o Dia Nacional do Mar

Semil oferece aos pescadores o PSA Mar Sem Lixo, contrapartida pela remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/educacao-ambiental-sp-12-de-outubro-tambem-e-o-dia-nacional-do-mar/

O dia 12 de outubro, data popularmente conhecida como o Dia das Crianças e por ser o Dia de Nossa Senhora Aparecida, é também conhecido como o Dia Nacional do Mar. O Portal de Educação Ambiental do Governo de SP destaca essa data como celebração e alerta para a importância da preservação.

O Brasil, banhado pelo oceano Atlântico, possui um dos mais extensos litorais do mundo, por isso o tema deve ser tratado com responsabilidade. A Zona Costeira Marinha se estende, na sua porção terrestre, por mais de 8.500 km, englobando dezessete estados e mais de quatrocentos municípios.

Com abundante biodiversidade, o litoral brasileiro possui águas frias, no Sul e Sudeste, e águas quentes, no Norte e Nordeste. A variedade de ecossistemas é importante para o equilíbrio ecológico, como restingas, estuários, manguezais, recifes de corais, praias arenosas, costões rochosos, dunas, lagoas e marismas.

Além de ser habitat de espécies da flora e da fauna, os oceanos são fundamentais para a manutenção do equilíbrio climático no planeta. O mar absorve as emissões de CO2 (dióxido de carbono), ajudando a regular a temperatura da Terra.

A preservação dos ecossistemas oceânicos é um dos focos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A pasta promove o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo, por meio da Fundação Florestal (FF), com o objetivo de incentivar a remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho capturados acidentalmente durante a pesca artesanal, compensando os pescadores que aderirem.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse e outros temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade? Acesse o Portal de Educação Ambiental: http://www.educacaoambiental.sp.gov.br/

O post Educação Ambiental SP: 12 de outubro também é o Dia Nacional do Mar apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp