10/10/2023 às 09h50min - Atualizada em 11/10/2023 às 00h03min

5° edição do Encontro Intergeracional ofereceu oficinas de ensino, atividades de dança e feira de empreendedorismo para a comunidade

Evento sediado na Universidade São Judas celebrou a terceira idade

Textual Comunicação
https://www.usjt.br/
Universidade São Judas
Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 01 de outubro, a Universidade São Judas, que integra o maior e mais moderno Ecossistema de educação do Brasil: o Ecossistema Ânima, recebeu no último sábado, dia 07, em sua unidade da Mooca a 5° edição do Encontro Intergeracional.

O evento gratuito foi destinado para toda a comunidade. Sua grade de programação contou com rodas de conversa, exposições, oficinas de educação, danças, além de uma feira de empreendedorismo onde a comunidade pôde expor e vender trabalhos artesanais. Para Adriana Saldiba, Coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciências do Envelhecimento da São Judas, a importância do evento está baseada na interação das produções acadêmicas em interação com a comunidade. “O Encontro é um marco muito importante para nós. É o dia em que colocamos a nossa teoria em prática. Nós convidamos a população e os alunos têm a oportunidade de apresentar o que estão aprendendo em sala de aula” explica.

Durante o evento, Saldiba anunciou a aprovação do curso de Doutorado em Ciências do Envelhecimento pelo Ministério da Educação, o primeiro da capital paulista. “A proposta é termos doutores na área do envelhecimento que sejam referência em gerontologia no País. Em 2060, mais de 25% da nossa população será de pessoas com mais de 60 anos, então precisamos de profissionais capacitados e voltados para essa população”, conclui.

Com a crescente do termo ‘etarismo’, Bruna Gabriela Marques, professora do programa Ciências do Envelhecimento e uma das idealizadoras do Encontro Intergeracional, explica que o evento é um importante mecanismo na luta contra a descriminação. “Infelizmente a sociedade entende que ao chegar em uma certa idade, a pessoa não produz como deveria. O Encontro contribui para que todos possam vivenciar a ideia de construção coletiva. Qualquer preconceito é vencido quando é entendido que temos muito o que aprender um com o outro” afirma.

Participação de alunos e docentes
Diversos alunos e professores de cursos de graduação da São Judas participaram da iniciativa ao atender a população em oficinas de ensino. Na área da Nutrição, foram oferecidas orientações sobre a nova rotulagem em alimentos.

A docente Flávia Padro, comenta que a proposta é alertar sobre perigos de ingerir alimentos não saudáveis. “Nós trouxemos algumas embalagens, e nossa ideia é ensinar a população a ler os rótulos e alertá-los sobre os perigos de ingerir alimentos ricos em gordura, sódio e açúcares”, diz. Rayanne Lopes, do oitavo semestre de Nutrição, explica que para sua formação o encontro proporciona experiência de atendimento ao paciente. “Temos o papel de ensinar a população sobre os riscos de consumir em excesso alimentos que podem prejudicar a saúde. Ainda não decidi minha área de atuação, mas poder ter esse contato com a comunidade durante a graduação é de extrema importância”, acrescenta.


Williams Marcelo, estudante de Ciências Contábeis na São Judas, participou da oficina sobre Orientações Financeiras. O aluno relata que a proposta da oficina foi de oferecer dicas e reforçar a importância da educação financeira durante a terceira idade. “Ensinamos os idosos a cuidarem de suas despesas, se programarem financeiramente e encorajamos práticas de empreendedorismo” ressalta.

Valquíria Pinheiro, docente de Gestão e Negócios, ressalta sobre o diferencial de alinhar a teoria da sala de aula, com a prática nas atividades com a comunidade durante o Encontro. “O evento impulsiona a trilha de aprendizado de nossos estudantes da graduação. É uma vivência como um escritório modelo”, salienta.

Durante o Encontro Intergeracional, outras atividades como alongamento, orientações sobre equilíbrio e queda, dança de salão e orientações sobre custos com planos de saúde foram oferecidas ao público.

Sobre a São Judas

A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com mais de 50 anos de história, é uma das melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o IGC – 2021, e nota máxima no MEC (Ministério de Educação). Com 11 unidades localizadas na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, conta com mais de 130 cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o estudante aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em seus mais de 200 laboratórios e núcleos de atendimento à população.

Sobre a Ânima Educação 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.  

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.   
Contatos para a imprensa    

Textual Comunicação 
Diogo Cruz – [email protected] (11) 98219-1672
Bruno Borges – [email protected] (11) 98622-7090
Jhonatan Santos – [email protected] (11) 97863-6767
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp