10/10/2023 às 00h18min - Atualizada em 11/10/2023 às 00h00min

Como construir um negócio paralelo enquanto mantém seu trabalho diário

O ditado “Não saia do seu trabalho diário” tornou-se praticamente obsoleto. Ser seu próprio patrão é a nova tendência chique.

Alessandra Silva
Lelê Silva

O ditado “Não saia do seu trabalho diário” tornou-se praticamente obsoleto. Vivemos na era do empreendedorismo. Ser seu próprio patrão é a nova tendência chique. Mas embora jogar a cautela ao vento e ter apenas um Plano A seja tentador, manter seu trabalho diário enquanto transforma um trabalho paralelo em um negócio é uma ótima maneira de mitigar riscos, aprender seu nicho de mercado e testar ideias e modelos de negócios.
No entanto, construir um negócio e uma marca trabalhando das nove às cinco é difícil. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer as duas coisas com facilidade.

1. Considere contratar um parceiro de negócios ou cofundador

Contratar um parceiro de negócios é uma excelente forma de proteger riscos, obter acesso a recursos adicionais e dividir a carga de trabalho. É também a maneira mais rápida de arruinar uma amizade e arrastar seu negócio antes que ele decole. Antes de ir para a cama com seu melhor amigo, aqui estão algumas coisas que você deve considerar:

Que tipo de parceiro você precisa?

O primeiro passo para conseguir um parceiro é determinar o tipo de parceiro de que você precisa e o papel que ele desempenhará. Você precisa de ajuda com ideias, branding, marketing, equilíbrio contábil, obtenção de financiamento ou recursos adicionais? Ou você precisa de um parceiro silencioso – alguém que ajude financeiramente e pronto?

Quanto do negócio seu parceiro possui?

Desenhar linhas na areia cedo é essencial. Quanto mais você esperar, mais obscuras as coisas se tornarão e mais difícil será determinar quem é dono do quê. É fundamental que você indique antecipadamente quem está no comando ou se tudo será dividido 50/50. Elabore um contrato que reflita essa decisão. Um contrato entre amigos, você pergunta? Absolutamente.

Como você toma decisões?

Quem tem a palavra final? Estabelecer como as decisões são tomadas durante os estágios iniciais da parceria é muito importante. Se você for o único proprietário, seu parceiro deverá tomar decisões em seu nome? Se sim, quais decisões? Ou eles deveriam tomar todas as decisões por você? Uma ótima maneira de resolver isso é estabelecer funções e áreas de responsabilidade. Seu parceiro conhecerá claramente sua esfera e os limites serão melhor definidos.

2. Respeite o horário das nove às cinco

Entenda e respeite o fato de que o horário das nove às cinco é seu trabalho principal, primário e mais importante. Seu show paralelo deve ser feito fora do horário comercial. Até que você esteja pronto para se divorciar de seu empregador e fazer com que seu lado seja sua nova noiva, você deve priorizar seu trabalho diário como tal - mesmo que o odeie.
Apenas lembre-se de que seu trabalho diário é pagar as contas e fornecer os meios e a motivação para começar por conta própria. Aqui estão algumas regras básicas quando se trata de respeitar o horário das nove às cinco:

Trabalhe enquanto você está no trabalho

Faça o seu melhor para ser o melhor em seu trabalho atual. Trabalhe para estar totalmente presente e fazer sempre um bom trabalho. Isso também se traduzirá em seu negócio.

Cuidado com conflitos de interesse

Se o seu negócio paralelo estiver no mesmo mercado ou área do seu emprego atual, você precisa agir com cautela. Os clientes, os procedimentos comerciais e a propriedade intelectual do seu empregador não devem ser usados ​​para ganho pessoal.

Verifique quais contratos você assinou

Se você assinou um acordo de confidencialidade ou de não concorrência, poderá ser impedido de trabalhar para um concorrente ou contra seu empregador por um período específico. Descubra exatamente quais são os seus direitos e o que você pode ou não fazer.

3. Faça as coisas difíceis, chatas e caras

Enquanto você tiver um emprego remunerado, é uma boa ideia fazer o máximo possível de trabalho fundamental. Elabore seu plano de negócios, obtenha todas as licenças ou certificações necessárias.

4. Comece a gerar receita

Se for viável, comece a gerar receita enquanto ainda estiver empregado. Teste seu protótipo. Veja quanto do seu produto você pode vender ou quais serviços você pode fornecer em menor escala antes de apostar tudo.
Isso permite que você teste o mercado, faça melhores projeções financeiras e dimensione adequadamente seu negócio antes de abrir. Você pode ajustar processos, encontrar novos fornecedores e ter uma noção do fluxo do seu negócio. Também o ajudará a responder a estas perguntas:
  • Que ajustes preciso fazer?
  • Como as pessoas estão respondendo à minha campanha de marketing?
  • Estou devidamente marcado?
  • Meus preços são muito altos ou muito baixos?
  • Os clientes pagam em dia?    
    Gerar receita antes de mergulhar oficialmente na propriedade de uma empresa também é crucial se você precisar de investidores. Você precisa demonstrar o potencial de lucro do seu negócio para motivar as pessoas a investir. E a melhor maneira de mostrar que você pode ganhar dinheiro é ganhando dinheiro de fato.

    5. Use o tempo de inatividade de forma eficiente

    O maior mito em relação ao empreendedorismo é que você define seu próprio horário. Como proprietário de uma empresa, seu tempo não é mais verdadeiramente seu – seus clientes, o mercado e a necessidade de realizar o trabalho são seus novos chefes, pelo menos no início. Você trabalha quando precisa trabalhar – ou sai do mercado.
    Você precisa aprender a usar o tempo de inatividade com eficiência. Os dias de folga das nove às cinco tornam-se dias de trabalho completos para o negócio. E sim, você terá que trabalhar nos feriados.

    6. Defina uma data

    Faça seu plano de negócios A e seu plano de trabalho atual B. Estabeleça uma data firme para deixar seu emprego diário e trabalhe diligentemente para atingir esse objetivo. Estruture sua vida em torno de atingir esse objetivo. Reestruture suas finanças pessoais para ajudá-lo a chegar à data de encerramento. Reduza, reduza suas despesas gerais, reduza o tamanho e economize o máximo de dinheiro possível para ajudar a estabilizar sua renda enquanto você muda de direção nos negócios. Veja se seu empregador permite que você trabalhe meio período por um tempo antes de pedir demissão.
    Deixar o emprego e entrar no negócio em tempo integral deve ser o seu objetivo final. Caso contrário, seu negócio se tornará e permanecerá para sempre um hobby. Com uma boa ideia, planejamento adequado e um pouco de sorte, sua empresa acabará sendo capaz de lhe proporcionar uma renda em tempo integral e muito mais.



Alessandra Silva 
Empresária e Influencier digital 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp