10/10/2023 às 17h05min - Atualizada em 10/10/2023 às 20h10min

No Dia do Ovo, Elanco Brasil apresenta ferramenta pioneira e inédita no mundo para monitorar saúde de galinhas poedeiras

Inspirada no Health Tracking System, desenvolvido pela Elanco e já disponível para frangos de corte, o sistema criará um banco de dados sobre a saúde de galinhas poedeiras para auxiliar o produtor na tomada de decisões. O acesso às informações permitirá garantir que as aves tenham, por exemplo, melhor resposta à vacina contra Salmonella

Elabore Estratégia
Foto: Divulgação

Dia 13 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Ovo. Alimento mais democrático do Brasil, o ovo faz parte da dieta de todos aqueles que buscam uma alimentação saudável, proteica e de baixo custo.

O ovo faz girar um mercado gigante. Segundo projeções divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, o consumo per capita de ovos em 2023 deve ser na casa de 242 ovos por habitante, levemente acima do índice registrado em 2022. Para 2024, as projeções são animadoras: segundo a associação, o mercado deve bater o recorde histórico, chegando a 265 ovos por habitante/ano. Para se ter uma ideia, há 10 anos eram consumidos 74 ovos a menos por pessoa; há 20 anos eram 115 ovos a menos e, há 30 anos, 156 ovos a menos.

“Movimentar um mercado tão grande só é possível com muito estudo, tecnologia e evolução no campo. Por isso, nos inspiramos em nosso reconhecido sistema de monitoria de sanidade aviária Health Tracking System (HTSi), que reúne um banco de dados global sobre a saúde avícola de mais de 1 milhão de frangos de corte no mundo todo e é usado em 55 países, e criamos um inédito modelo voltado às aves de postura comercial e às matrizes”, comenta Dircélio Nascimento Jr., gerente de Marketing de Avicultura da Elanco.

Made in Brazil

Inovador, pioneiro e criado no Brasil, o novo sistema de monitoria sanitária para poedeiras e matrizes têm a mesma base do HTSi para frangos de corte, mas com abrangência muito mais ampla. “Nesta ferramenta, procuramos apresentar para o produtor e técnicos um material com órgãos no seu aspecto normal e com lesões das mais variadas patogenias, encontradas no dia a dia da granja. Analisamos uma amostragem de aves por lote e todo o estudo do que é encontrado nas galinhas é transformado em números e gráficos valiosos para tomada de decisão dos produtores em relação à saúde de toda a granja”, conta Daniela Oliveira, consultora técnica da Elanco para aves. 

De posse dessas informações, é possível ver os resultados dos probióticos e medicamentos oferecidos às galinhas e, inclusive, garantir que a integridade intestinal esteja satisfatória para melhorar, por exemplo, a resposta imune das aves com a vacina contra Salmonella. “A ideia é tornar as granjas mais eficientes em termos de produção, com animais mais saudáveis e ovos de melhor qualidade. Cuidar das galinhas poedeiras e de reprodução é cuidar da saúde e bem-estar dos animais, mas também é cuidar do bolso do produtor”, afirma.

Uma das diferenças do novo sistema em relação ao HTSi para os frangos de corte é o foco. Enquanto o último está mais voltado à integridade intestinal; o HTSi para poedeiras avalia a saúde da ave como um todo, não apenas lesões intestinais. No caso do HTSi, eram levantados dados referentes a 23 lesões; já a monitoria para poedeiras e matrizes tem uma lista que abrange 68 lesões. 

Além do HTSi, a Elanco também possui sistemas para o monitoramento, análise de risco e controle de agentes patogênicos como a Salmonella. Análises de risco, processos de vacinação entre outras são ferramentas desenvolvidas pela Elanco Knowledge Solutions (EKS), área técnica da empresa. As informações abastecem o setor de Eficiências de Processos, cujo propósito é ajudar o produtor, seja de aves ou no segmento suíno, a melhorar a produtividade, a partir de projetos de baixo custo e alto impacto. “Com nossos projetos, vivenciamos o dia a dia das granjas e contribuímos para a adoção da cultura da tomada de decisões baseada em dados”, diz Daniela.

“Essa iniciativa faz parte do compromisso da Elanco de entregar produtos e soluções que ofereçam um maior bem-estar aos animais de produção e uma melhor rentabilidade ao produtor”, finaliza Dircelio. 

Para saber mais sobre a Elanco, acesse nosso site www.elanco.com.br e acompanhe nossas mídias sociais @elancoagrobr (Instragram) e @elancobrasil (Linkedin).

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp