06/06/2016 às 16h38min - Atualizada em 06/06/2016 às 16h38min

Santos Brasil inicia 3ª Jornada Ambiental e reforça compromisso com comunidades da Baixada Santista

Alan Viana

Começa na próxima terça-feira, dia 07, a terceira edição da Jornada Ambiental, programa de educação ambiental promovido pela Santos Brasil. No mesmo dia, a partir das 09h00, será realizada no auditório do Tecon Santos uma oficina de capacitação de funcionários voluntários.

O evento vai mostrar como organizar um projeto social em qualquer comunidade da Baixada Santista e tem como parceiro o Centro de Voluntariado de São Paulo. Este é o segundo ano da Jornada Ambiental, que visa sensibilizar os funcionários da empresa para questões relacionadas à sustentabilidade.

Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a oficina apresentará aos participantes métodos para desenvolver projetos com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Vale lembrar que a Santos Brasil também é signatária do Pacto Global da ONU, uma iniciativa para mobilizar as empresas de todo o mundo a adotarem práticas e valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“Os projetos serão elaborados com foco nos temas ‘resíduos e emissões’, que são ODS da ONU e também desafios de Sustentabilidade da nossa empresa”, ressalta a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Inteligência Corporativa, Raquel Ogando. Além de poder disseminar estes objetivos na comunidade, os participantes terão seus projetos reconhecidos pela empresa no final do ano.

São esperados cerca de 50 funcionários na oficina, além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Agenda 21, Instituto Novos Sonhos, Casa da Esperança, Projeto Tia Egle, Camp Guarujá, Fundação Settaport e Walter Scheppis. A Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, Lúcia Helena da Silva, também confirmou presença na oficina.

ODS

Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Santos Brasil tem concentrado esforços para mitigar os impactos ambientais gerados por suas operações. Na prática, a Companhia já adotou questões-chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança; redução de emissões de CO², água e resíduos; desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção.

“Nossas questões prioritárias estão representadas nesses objetivos, que devem guiar todas as empresas, entidades e governos até 2030 em suas atividades e tomadas de decisão”, explica Raquel Ogando.

Na área de saúde e segurança, a empresa monitora as taxas de frequência e de gravidade com foco em zero acidente. Para isso, além e campanhas internas, a Companhia adota ferramentas de monitoramento e gestão como o OPS – Observação Pontual de Segurança, por meio da qual qualquer funcionário ou visitante pode relatar situações inseguras. Semanalmente, são emitidos Alertas de Segurança, com conteúdos específicos a serem trabalhados pelos gestores durante os Diálogos Diários de Segurança, DDS. Os esforços da Companhia pela segurança no trabalho são reconhecidos por meio da certificação OHSAS de Segurança do Trabalho.

Para diminuição de emissões de CO², a Companhia aderiu à Plataforma Empresas Pelo Clima (GVCes – FGV), que promove discussões sobre o tema com empresas de diversos setores. A Companhia implantou ainda uma série de ações com foco em eficiência operacional, tais como o programa Motorista Sustentável, que reconhece os motoristas com melhor desempenho de economia no consumo de combustível por quilômetro rodado. Na frente de gestão de água, a Santos Brasil implantou a lavagem a seco de seus caminhões com economia de 3,8 milhões de litros de água por ano. A geração de resíduos também sofreu redução da casa de 50% na média mensal nos últimos três anos.

A geração de 3,6 mil empregos, o investimento de R$ 25 milhões em treinamento nos últimos cinco anos; a capacitação de 205 jovens aprendizes, por meio do Programa Formare, e o cadastro de 250 funcionários no Programa Eu Sou Voluntário reforçam o compromisso da Companhia em desenvolvimento humano.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres no Brasil, a empresa foi criada há 18 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil. Em abril de 2016, a Companhia superou o recorde de produtividade mensal no Porto de Santos, com média de 116,25 MPH. Em abril de 2015, o Tecon Santos registrou a marca histórica de 225,25 MPH na operação de um único navio.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

 
Redes sociais:

A Santos Brasil está no Facebook, Flickr, Twitter, YouTube e Linkedin.
   
Mais informações para imprensa:
Isabel Lopes
isabel.lopes@tree.inf.br
Tels: (11) 3093-3636 / (11) 97384-1511

Alan Viana
alan.viana@tree.inf.br
Tel: (11) 3093-3604


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »