10/10/2023 às 17h18min - Atualizada em 10/10/2023 às 20h02min

Crianças ganham websérie que ensina o valor da Ciência

Série de gibis, que destaca o papel das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e Tecnologia no Brasil, ganha uma versão para as redes sociais a fim de impactar um número ainda maior de jovens

Nora Ferreira
www.institutodosono.com
Divulgação
A Dona Ciência acaba de virar multimídia. Há 7 anos, essa coleção de gibis, idealizada pela Dra. Monica Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, vem encantando crianças, adolescentes e profissionais da área ao apresentar a Ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada. Agora, uma parceria entre a AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) transformou essa obra numa web série como parte de um projeto multimídia que coloca a Dona Ciência no centro de uma iniciativa multidisciplinar e atende em escala ampla o público em idade escolar.

De outubro até o final deste ano, 8 gibis serão transformados em vídeo e, em 2024, serão mais 15, todos com 2 a 3 minutos de duração. Esse material pode ser visto nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok e no YouTube da Dona Ciência. A transformação em vídeo foi coordenada pela Softex, principal implementadora das políticas públicas do Governo Federal para o setor de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

A Coleção Dona Ciência é uma obra inclusiva, protagonizada por “uma senhora negra que compartilha sua experiência vasta por meio de uma linguagem de fácil compreensão, apresentada em textos, vídeos, artes gráficas e áudios disponíveis em gibis e redes sociais”, como explica Monica Andersen. “Além de promover o conhecimento, ela se empenha em destacar a participação das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e Tecnologia no Brasil”, complementa.

A personagem mostra como a sociedade se beneficia das descobertas de cientistas e pesquisadores e conscientiza a população sobre assuntos relacionados à Ciência que impactam o cotidiano das pessoas. A Coleção Dona Ciência é formada por mais de 50 gibis e, desde sua criação, conta com apoio da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa).

O presidente da Softex, Ruben Delgado, revelou que a entidade decidiu fazer a parceria com o Instituto do Sono/AFIP, porque a Coleção Dona Ciência é um meio interessante de disseminação do conhecimento científico, que desenvolve nas crianças habilidades essenciais para compreender, explorar e se envolver com o mundo da Ciência. O aprendizado instiga a curiosidade e leva a criança a fazer perguntas, observar, experimentar e comunicar descobertas de forma clara.

“O letramento científico no Ensino Fundamental não se concentra apenas em transmitir fatos científicos, mas em cultivar um pensamento crítico, incentivando os alunos a entender o método científico, a evidência empírica e a importância da Ciência na resolução de problemas cotidianos e no contexto mais amplo do mundo natural”, declara Ruben Delgado. Assim, contribui para preparar as crianças para serem cidadãos informados e participativos em uma sociedade cada vez mais voltada para a Ciência e a Tecnologia.

Para transformar gibis em vídeos foram necessários um ano de trabalho. Os temas abordados nesta fase inicial serão A importância do Sono, Síndrome de Cri Du Chat, A participação das Mulheres na Ciência, Vacinação, Dependência de Drogas de Abuso, Acessibilidade, Aquecimento Global, e A importância da Ciência no Ensino Médio. Para acessar os vídeos, visite o canal da Dona Ciência no YouTube: https://www.youtube.com/@dona.ciencia.

Sobre o Instituto do Sono
O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios de sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais de 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área de educação continuada que já capacitou mais de 4.000 profissionais de saúde. www.institutodosono.com
O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população. www.afip.com.br

Sobre a Softex
Com sede em Brasília, a Softex atua há 25 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 6 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento.
Nessas mais de 2 décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das 3 esferas - Governo, Academia e Setor Privado - para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR.  Para mais informações acesse www.softex.br. Siga a entidade no LinkedIn e Facebook
Informações para a imprensa AFIP
Forma RP + GPeS Health Branding and Business
Flavia Meirelles - [email protected]

Nora Ferreira – [email protected]

Informações para a imprensa Softex
MLP Assessoria de Imprensa
Karen Kornilovicz - [email protected]

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp