09/10/2023 às 10h59min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h08min

CPQD e Fenasbac firmam acordo de cooperação técnica com foco na inovação do sistema financeiro

Acordo prevê o desenvolvimento de projetos e parcerias com empreendedores, startups e pequenos negócios

Pedro Carvalho
CPQD

Campinas, 09 de outubro de 2023 - Impulsionar o ecossistema de inovação brasileiro - principalmente o relacionado ao sistema financeiro -, por meio da aplicação de tecnologias e modelos de negócio que tragam benefícios para a sociedade e para o país. Esse é o principal objetivo do acordo de cooperação técnica firmado entre o CPQD e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central - Fenasbac, que prevê o desenvolvimento de projetos de inovação e parcerias com empreendedores, startups e pequenos negócios em áreas de interesse comum.

Fenasbac e CPQD já participam, há alguns anos, de algumas iniciativas conduzidas dentro do ecossistema de inovação do setor financeiro. É o caso do LIFT Lab - Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, criado em 2018 pelo Banco Central em conjunto com a Fenasbac com a finalidade de fomentar a inovação do sistema financeiro nacional. 

“Com esse acordo de cooperação técnica, iremos colocar à disposição dos parceiros da Fenasbac, atuais e futuros, nossos ativos tecnológicos, competências e capacidade de captar recursos de fomento à inovação, para o desenvolvimento de projetos voltados à transformação digital do sistema financeiro”, afirma Sirlene Aveiro Honório, diretora de Vendas e Desenvolvimento de Mercado do CPQD. Entre os ativos tecnológicos disponíveis, Sirlene menciona a plataforma iD, solução de identidade digital descentralizada baseada em blockchain, a Biometria de Voz, que aumenta a segurança do processo de autenticação de usuários, e a plataforma Pailot, que combina recursos de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).

Além disso, o CPQD dispõe de serviços de consultoria e elaboração de planos estratégicos de tecnologia para empresas de vários setores - inclusive o financeiro. “O CPQD pode ainda apoiar empresas e fintechs no desenvolvimento de soluções tecnológicas destinadas a atender demandas específicas do setor, utilizando recursos da EMBRAPII, da qual é uma unidade credenciada”, acrescenta Sirlene. 

A Fenasbac, por sua vez, tem impulsionado o ecossistema de inovação brasileiro, por meio de um conjunto de laboratórios de inovação alinhados à agenda estratégica estabelecida pelo Banco Central - LIFT Lab, LIFT Learning e LIFT Challenge Real Digital -, além de programas de aceleração com importantes instituições do mercado financeiro, como Mercado Bitcoin, Banco do Brasil, Núclea, Sicredi, Cartões Elo, Tecban e Sinqia. 

“Hoje contamos com mais de cem startups e parceiros no ecossistema de inovação que temos desenvolvido desde 2017. Poder contar novamente com o CPQD vai impulsionar novas iniciativas importantes para o desenho do futuro do sistema financeiro nacional”, ressalta Rodrigo de Azevedo Henriques, diretor de Inovação da Fenasbac.

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp