09/10/2023 às 13h01min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h03min

Como a logística influencia no sucesso dos negócios?

Automatização de processos e redução de custos são alguns dos pontos mencionados pela logtech RoutEasy

Maytê Lopes
Crédito: Reprodução Unsplash / Tyler Franta
 

Segundo dados da consultoria Kantar, o mercado logístico cresceu 30% nos últimos anos, evoluindo processos, desenvolvendo soluções e criando novas tendências para o segmento em 2023. As inovações são valiosas para otimizar processos do setor, agregar em termos de sustentabilidade e promover eficiência em diversos sentidos para as organizações. Os dados comprovam o aumento de visibilidade que a logística tem recebido de grandes empresas, principalmente daquelas que pensam em garantir sucesso nos negócios e satisfação do consumidor final.

 

Inserida no setor, a RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas e contribui para o crescimento acelerado do segmento. Pensando no tema, Caio Reina, CEO e fundador da empresa, destaca os três principais fatores de influência da logística no mundo empresarial:

 

  1. Redução de custos:

A logística bem planejada é parte fundamental da operação que deseja reduzir custos, principalmente quando as empresas visam à diminuição na movimentação e estocagem de produtos. Para minimizar despesas e otimizar processos, devem ser feitas avaliações dos sistemas logísticos atuais, da localização do armazém e dos modais de transportes, por exemplo, seguidas do mapeamento constante de outros modelos mais eficientes para o negócio. 

 

  1. Automatização: 

Maximizar o investimento sobre o sistema logístico também é uma das influências, principalmente por meio da terceirização, usando métodos que reduzem a dependência dos armazéns ou adotam uma abordagem just-in-time na sua logística. Ao automatizar todos esses processos, as empresas garantem diminuição de custos, otimização de tarefas e maior concentração de colaboradores nas atividades que exigem atenção. 

 

  1. Ganho de escala:

Outro fator-chave é que a otimização de processos e da automação podem desempenhar um papel significativo na melhoria da eficiência das operações à medida que a empresa cresce. Isso permite que a empresa atenda a uma demanda maior, expanda suas operações geograficamente e, ao mesmo tempo, mantenha ou até mesmo reduza seus custos unitários.

 

“A logística empresarial tem se tornado uma área cada vez mais estratégica. Não estamos mais falando somente de funções operacionais, mas também de tecnologias e fluxos capazes de aprimorar o desempenho das organizações como um todo. O planejamento, a otimização e o monitoramento dos processos são partes fundamentais para adquirir fluidez e, para isso, diversas áreas precisam estar engajadas. É aí que a integração acontece e os resultados podem se potencializar”, completa o CEO, Caio Reina.

 

RoutEasy oferece tecnologia para aprimorar o setor de logística

 

Para otimizar o segmento de logística, a RoutEasy desenvolveu um SaaS (Software as a Service) que oferece tecnologia e inteligência artificial presentes no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo. A solução conta com algoritmo genético, plataforma de roteirização em nuvem e torre de controle com gestão em tempo real. A inteligência artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final. Além disso, a IA também é aliada do sistema na análise de informações da frota, como capacidade dos veículos, tipo de combustível etc. A plataforma ainda possui um módulo de orquestração logística, o Maestro, o qual, por meio de automatização de processos, possibilita same day delivery para os e-commerces e marcas. 

 

Sobre a RoutEasy:

A RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas e passou a integrar, em dezembro de 2022, o ecossistema de soluções logísticas nstech. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.


 

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