09/10/2023 às 13h50min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h03min

Oficinas culturais gratuitas para crianças e jovens com e sem deficiência intelectual

Projeto oferece oportunidades de arte e inclusão na Vila Inah, São Paulo

Nice Castro
divulgação
A arte diverte, distrai, faz pensar e crescer. Na vida das crianças costuma ser ainda mais impactante. Pensando nisso, Thaissa Alvarenga, diretora da ONG Nosso Olhar, desenvolveu, junto com uma equipe multidisciplinar, uma série de oficinas culturais para impactar positivamente a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com e sem deficiência intelectual. As oficinas são gratuitas estão programadas para iniciar em outubro deste ano.

Thaissa acredita que essa iniciativa representa um passo importante em direção a um mundo mais inclusivo e empático. "Acreditamos que a arte é uma ferramenta poderosa para construir laços de inclusão e aceitação em nossa sociedade. Queremos proporcionar a todas as crianças e jovens, independentemente de suas habilidades, a oportunidade de explorar seu potencial criativo e se conectar significativamente com os outros", diz ela.

A ONG Nosso Olhar foi fundada por Thaissa, mãe de Chico, uma criança nascida com síndrome de Down. Sua missão principal é "Educamos para Incluir", abrangendo todas as fases da vida, desde a infância até a idade adulta, com o objetivo de criar um ambiente de aceitação e desenvolvimento para pessoas com deficiência.

O Projeto Oficinas Culturais Gratuitas foi viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac. Cada oficina, com duração de duas horas, terá capacidade para até 15 participantes e será conduzida por instrutores experientes, liderados pelo dramaturgo e ator Kleber Di Lazzare.

As oficinas incluem:
  • Pintura, ministrada pela professora e artista Mariane Brunazzo de Paula.
  • Artesanato, com orientação da professora Ana Caroline Brunazzo de Paula.
  • Teatro, com a experiente preparadora corporal Marcela Sampaio.
  • Musicalização, sob a direção de Marcela Nakamura.
  • Pipas e Papagaios, orientadas por Ana Caroline Brunazzo de Paula.

Além das oficinas, o projeto engloba uma série de iniciativas culturais, com a expectativa de atender aproximadamente 3.000 participantes nas Oficinas de Artes. Planeja também realizar duas exposições de artes visuais, cada uma com capacidade para alcançar 600 pessoas, e promover oito apresentações de espetáculos teatrais anualmente, beneficiando 400 espectadores. Duas visitas anuais a museus na cidade de São Paulo estão programadas, proporcionando experiências culturais enriquecedoras para cerca de 20 participantes em cada visita.
“A ideia é envolver várias comunidades, principalmente as mais próximas, incluindo Paraisópolis, Jardim Colombo, Morro da Lua, Jardim Jaqueline e a região do Taboão da Serra, além do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)”, diz Thaissa.

Todas as atividades ocorrerão no Espaço RedeT21, localizado na Rua Eden, número 352, na Vila Inah, São Paulo. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 98299-6549. Este projeto vai além de simples oficinas culturais; é o início de uma jornada de inclusão e expressão.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp