09/10/2023 às 13h31min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h02min

Ferramentas digitais estimulam interações entre irmãos e aprendizado mútuo

Mesinha digital é um instrumento poderoso para incentivar brincadeira conjunta e habilidades sociais

Jéssica Oliveira
Divulgação

Embora as crianças interajam cada vez mais com telas, não significa que a atividade deva ser individual. A partir de recursos de interatividade, interface lúdica e base pedagógica preparada especialmente para os pequenos, algumas ferramentas digitais ajudam na aproximação, seja na sala de aula ou em família.

De acordo com Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional, há uma série de opções para isso, como jogos que permitem ter mais de um jogador, com atividades colaborativas e em grupo.

“Ferramentas como as Mesinhas Digitais oferecem opções para que as crianças joguem juntas, colaborem e aprendam habilidades sociais, como trabalho em equipe e resolução de conflitos. Elas precisam trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, o que incentiva a cooperação e a comunicação. As atividades são potencializadas pelo espaço, já que a instalação do equipamento pode ser feita de forma para que várias crianças se sentem ao redor facilitando a diversão conjunta”, comenta.

Nesse contexto, além de auxiliar e complementar o trabalho de professores em sala de aula, a executiva acredita que também podem ser utilizados por famílias para uma maior interação entre irmãos que brincam e estudam com telas.

“É possível que eles montem quebra-cabeças, respondam a perguntas ou explorem conceitos juntos, a partir de um hábito que já é familiar a eles, como o uso de telas. Essas ferramentas são projetadas para promover interações significativas entre as crianças e equilibrar o uso da tecnologia com oportunidades valiosas para socialização, colaboração e aprendizado. Isso fortalece a comunicação entre os irmãos e cria memórias positivas entre eles”, diz.

Recursos e desenvolvimento personalizado

Já existem uma série de aplicativos que podem ser usados por mais de uma criança ao mesmo tempo, como o HistorIA, Labirinto de Comandos, Movimente-se e o Letrix. Mas para permitir essa interação, a mesinha precisa ter algumas abordagens, como múltiplos pontos de toque e a capacidade de reconhecer toques de vários dedos ao mesmo tempo.

Vale destacar ainda que o cenário pensado para interação potencializa a inclusão, que ainda é um desafio no Brasil. Dentre cerca de 17,3 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) no país, quase 70% não concluíram o ensino fundamental e somente 5% terminaram a faculdade. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental nesse processo, facilitando a acessibilidade e integração dos alunos, ferramentas como a mMesinha Ddigital podem ser preparadas também com recursos como leitores de tela, que transformam texto em voz, ampliadores de letras e imagens, tradutores de libras, legendas e transcrições para que alunos surdos também participem.

Para Liliane, todo esse conjunto de espaço e de construção coletiva de aprendizado e diversão prepara as crianças para o futuro. “Estamos falando de habilidades sociais como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos por meio de pensamento crítico e criatividade. Nesse ambiente de apoio e de ajuda mútua, temos a construção de relações positivas e amizades, de enriquecimento no desenvolvimento cognitivo e emocional”, analisa.

Embora não seja necessária uma supervisão constante, a presença de adultos responsáveis é importante para promover uma interação saudável e segura entre as crianças, pelo menos nos primeiros momentos de interação. Seu papel, nesse caso, é o de mediador, para garantir que as crianças estejam se comportando de maneira apropriada e respeitosa umas com as outras, e intervir, se necessário.

Sobre a B2G

A B2G é uma empresa focada em negócios para governos e iniciativa privada, com atendimento e envio para todas as regiões do Brasil. Fundada em 2020, com sede em Curitiba (PR), atua no fornecimento de aparelhos e ferramentas tecnológicas educacionais, como mesas digitais interativas, lousas interativas, totens, displays e outros equipamentos personalizados. 

________________________________________

Assessoria de Imprensa B2G

Agência MAVERICK 360

[email protected] 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp