09/10/2023 às 15h48min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h02min

São Paulo abre as portas para o 6° Encontro Mundial da Juventude: expectativa pela mensagem do Papa

Cem jovens de 80 cidades vão se reunir no Brasil para um debate cujo foco será a educação como a ferramenta mais poderosa para a construção de um mundo diverso, respeitoso e pacífico Os jovens celebrarão o convívio e o intercâmbio, a diversidade cultural, as religiões e seus contextos O Papa Francisco enviará uma mensagem de impacto global

Sílvia S A Melo
Divulgação

São Paulo abre as portas para o 6° Encontro Mundial da Juventude: expectativa pela mensagem do Papa
Cem jovens de 80 cidades vão se reunir no Brasil para um debate cujo foco será a educação como a ferramenta mais poderosa para a construção de um mundo diverso, respeitoso e pacífico

Os jovens celebrarão o convívio e o intercâmbio, a diversidade cultural, as religiões e seus contextos

O Papa Francisco enviará uma mensagem de impacto global

São Paulo, 3 de outubro de 2023 – O Encontro Mundial da Juventude, organizado pela Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes e pela World Ort, terá sua sexta edição, que acontecerá entre 23 e 26 de outubro, em São Paulo, que será uma verdadeira experiência transformadora a ser estendida além dos dias compartilhados: os e as jovens retornarão a seus países como líderes a fim de contribuir para a construção de um mundo diverso, respeitoso e pacífico.
O evento será sediado na Hebraica, e São Paulo se tornará o epicentro dos dois importantes encontros internacionais de educação durante o mês de outubro, posto que o 5° Congresso Escola Plus Conectando Saberes: alfabetização digital no século XXI, o principal programa educacional da Vrio Corp., casa matriz da SKY Brasil e da DIRECTV Latin America, também será realizado em paralelo no mesmo local.
Jovens da Espanha, Bulgária, Estados Unidos, México, Itália, Portugal, El Salvador, Haiti, Israel, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Argentina, Moçambique, Paraguai, África do Sul e Brasil celebrarão a diversidade cultural, religiosa, de gênero e de contexto, compartilhando atividades e experiências que promovem a reflexão e a geração de ideias e consensos.
O Papa Francisco, bispo de Roma e autoridade máxima da Igreja Católica, dará uma mensagem para os jovens. O líder religioso é promotor do protagonismo dos jovens no mundo como agentes de mudança. Esse evento foi realizado pela primeira vez em 2016 na Cidade do Vaticano. As edições posteriores foram realizadas em Jerusalém (2017), Buenos Aires (2018), Cidade de México (2019) e Cidade do Panamá (2022). Nos países em que ocorreu, o evento foi declarado de interesse educacional e cultural.
A Scholas Ocurrentes foi criada pelo Papa Francisco, que comemorou o seu 10º aniversário do pontificado neste ano. José María del Corral é o diretor mundial do Scholas Ocurrentes e, no começo da iniciativa, teve a visão de convocar um encontro inter-religioso e multicultural, através do qual crianças de várias cidades do mundo se unem para construir um novo caminho com base em pontos em comum: as necessidades de pertencer e de encontrar um sentido à vida.  
Faz mais de sete anos, José Maria del Corral e Dario Werthein, empresário latino-americano com forte comprometimento com a educação, uniram forças, a fim de ampliar esses encontros com a convicção de que a educação é a chave para um mundo mais justo e pacífico.
O Congresso Escola Plus, o principal programa educacional da Vrio Corp., presidido por Werthein, e Scholas Ocurrentes estarão reunidos para abordar e construir, de forma colaborativa, um enquadramento educacional favorável para o acompanhamento de jovens, professores e autoridades educacionais da América Latina.
O programa Escola Plus está presente em mais de 9.700 escolas da América Latina, das quais 80% são instituições rurais. O programa fornece recursos audiovisuais, materiais didáticos e propostas de treinamento de professores mediante televisão via satélite – e outras plataformas – para fomentar o seu uso pedagógico em salas de aula, a fim de desenvolver as capacidades dos estudantes da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru.
Os jovens do mundo têm a oportunidade de utilizar a tecnologia como aliada para melhorar o presente, enquanto enfrentam preocupações com a mudança climática, a pobreza e a desigualdade, os conflitos religiosos e a discriminação racial e de gênero, fatores que afetam sua vida cotidiana e acrescentam incertezas sobre o futuro.
Nesse contexto, os pontos mais importantes para a abordagem serão: as representações respeitosas das diversidades perante os discursos de ódio; o cuidado das coisas em comum, de tudo aquilo que pertence a todos nós: o meio ambiente, os direitos; o que envolve ser jovem no mundo contemporâneo: novas questões e desafios, e os usos e formas de apropriação das tecnologias para se expressar, criar e aprender.
O evento terá a presença de autoridades governamentais, mais de 200 participantes: jovens de Scholas Ocurrentes, World Ort e professores da Escola Plus. Contará com o apoio da Fundação Leo Werthein, da Hebraica e da SKY Brasil, cuja casa matriz é a Vrio Corp.
 
Informações à imprensa:

Vrio Corp. – Ketchum
Sílvia Sibalde | [email protected] |11 97499.9484
Anne Gigliucci | [email protected]  |11 94120.6481
Flávia Ferreira | [email protected] |11 99746.1495

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp