09/10/2023 às 16h28min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h01min

Novas pegadas: no Dia das Crianças, Zoológico de São Paulo apresenta ao público a família de leões com seis filhotes

Pela primeira vez, os visitantes poderão contemplar o grupo em ambiente preparado para receber os nove felinos; votação para escolha do nome está aberta no site

Monique Correa
Paulo Gil / Reserva Parques
O “fofurômetro” vai explodir no Zoológico de São Paulo com um presente preparado para o Dia das Crianças. Em outubro, o público poderá visitar, de forma inédita, uma família reunida de leões composta pelas mamães, Aisha e Amira, o papai Django e seis filhotes.

O novo espaço foi reformado para abrigar a família que vivia em recintos separados no Safari. Quatro, dos seis filhotes, serão apresentados pela primeira vez aos visitantes que ainda poderão ver, em outro ambiente, os avós Iduma e Erindi, e as tias Luanda, Nairóbi e Malawi. No total, 14 leões vivem no Zoo SP atualmente.

Estes animais, em ambiente natural, vivem em grupos que podem chegar a até 40 indivíduos. Seu comportamento é uma exceção entre os felinos, que normalmente são “predadores solitários” por preferirem viver e caçar sozinhos.


Nome dos bebês
Pelas mídias do @zoosaopaulo será possível votar nos nomes dos “bebês”. O público poderá escolher entre:
Opção 1: Maya, Mali, Aluá, Kalahari, Scar, Djambala
Opção 2: Kali, Kiara, Samia, Rafiki, Anakyn, Yuri
Opção 3: Zambia, Ruanda, Odhara, Makeda, Sirius, Aleckei


Reprodução e conservação
Após análise genética dos leões, em 2022, as equipes realizaram a aproximação entre Django e Amira. O relacionamento resultou em dois filhotes que nasceram no fim do ano passado.  Já em janeiro deste ano, Django e Aisha também se reproduziram e mais quatro bebês nasceram.
“Só conseguimos realizar essa análise porque somos membros do Species360, uma plataforma científica de gerenciamento de dados dos animais que vivem em mais de mil zoológicos em 90 países. É um dos principais instrumentos utilizados para indicar o histórico de parentesco de cada um dos leões mantidos sob cuidados humanos. Com base nas suas informações é possível saber, por exemplo, onde nasceram e viveram os antepassados. Dessa forma, nascem filhotes geneticamente saudáveis e que poderão dar sequência a programas de conservação”, afirma Ariel Tandello, biólogo chefe do Safári de São Paulo.  
As ações fazem parte do planejamento técnico para o cuidado e a manutenção da população dos felinos, desenvolvidos ao longo da história do Zoo SP, que já permitiram a reprodução 15 das 38 espécies de felinos silvestres conhecidas no mundo, entre as quais 13 sob ameaça de extinção. Todo o processo agrega o bem-estar animal baseado em cinco aspectos: nutrição, saúde, ambiente, comportamento e estado mental.


Conheça a família:
Papai Django
Nasceu no Zoológico de Copenhagen, na Dinamarca, e chegou ao Zoológico de São Paulo com 1 ano e 4 meses, no ano de 2016. Ele é pai de 6 leões, dentre eles dois filhotes com Amira e outros quatro com a Aisha.
Mamãe Amira
Nasceu no Zoo SP em 2018. É mamãe de dois filhotes com Django e filha de Iduma e Erindi, ambos cuidados no Zoológico de SP.
Mamãe Aisha
Filha de Iduma e Erindi, Aisha nasceu junto com Amira em 2018, e é mamãe de quatro leões.
Filhotes
Dois filhotes, ainda sem nome, filhos de Amira tem 10 meses; já os outros quatro, filhos de Aisha, tem 8 meses. Todos são moradores do Zoo SP.
Iduma e Erindi
São pais de Aisha e Amira. Erindi tem 9 anos e chegou a SP proveniente do Gaia Zoo, na Holanda. Já Iduma tem 8 anos e nasceu em Lory Park Zoo, na África do Sul.
Nairóbi, Luanda e Malawi
São as irmãs mais novas de Aisha e Amira. Nasceram no Zoológico de São Paulo e têm 3 anos.

Serviço:
Família de leões no Zoológico de SP
OBS: a transferência da família para o ZOO deve ser iniciada nesta segunda-feira (9), a depender das condições climáticas para o manejo. Acompanhe as informações no site do Zoo SP.

Endereço: Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
Informações e ingressos: https://zoologico.com.br/

Imagens

Fotos da família: https://we.tl/t-mzZJQYMOV6

Vídeo com filhotes: https://we.tl/t-zHWq5g0CbG

Vídeos atuais da família: https://we.tl/t-8nGEjxkMmU



Comunicação
Zoo SP | Zoo Safari | Jardim Botânico | Parque Villa-Lobos | Parque Dr Fernando Costa (Água Branca)
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 11 98422-4776


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp