09/10/2023 às 16h59min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h01min

Falta de saneamento afeta 41,7% das crianças até 5 anos

SUS gasta R$ 108 milhões com doenças de veiculação hídrica

Emilly Santos
Apecs
Divulgação
As crianças ainda são severamente afetadas pela falta de saneamento. Levantamento do Observatório do Marco Legal da Primeira Infância mostra que 41,7% das meninas e dos meninos de 0 a 5 anos não têm acesso a saneamento em seus domicílios. “A qualidade de vida é fundamental para a primeira infância e o avanço dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário são essenciais para o desenvolvimento das crianças”, afirma o engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente). 

A pesquisa também informa que 49% das crianças que residem em locais sem saneamento são negras, já a taxa de crianças brancas é de 33%. “Promover justiça social passa pela oferta de infraestrutura em sistemas de água e esgoto. Por meio do avanço dessas obras e serviços, promoveremos a melhoria da qualidade de vida dessa população”, reforça Mendes.

O presidente da Apecs lembra que a falta de saneamento é um dos principais fatores para o avanço das doenças de veiculação hídrica como diarreia, cólera e hepatite.  A partir dos dados do DataSUS de 2019, pesquisa do Instituto Trata Brasil informa que a ausência de saneamento básico provocou mais de 273 mil internações por doenças de veiculação hídrica. A incidência foi de 13,01 casos por 10 mil habitantes, impactando em R$ 108 milhões em gastos para o sistema público de saúde. “Com a imunidade ainda em desenvolvimento, as crianças são as principais vítimas dessas doenças, que podem ainda levar a graves complicações”.

Sobre a Apecs
A Apecs foi fundada em 1989 e congrega atualmente cerca de 30 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país.
 
Essas empresas reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp