09/10/2023 às 00h43min - Atualizada em 17/10/2023 às 00h43min

Faixa Azul da Av. dos Bandeirantes completa 1 ano sem registro de mortes

Projeto-piloto voltado à segurança viária tem adesão de 91% dos motociclistas que transitam diariamente pela via

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), implantou em 6 de outubro de 2022 o projeto-piloto da Faixa Azul nas avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay. Em um ano, nenhum motociclista morreu onde a Faixa Azul foi implantada.
Com o objetivo de organizar o espaço compartilhado entre as motocicletas e os demais veículos, pacificar e humanizar o trânsito, a iniciativa está sinalizada desde a Marginal Pinheiros até o início do Vd. Min. Aliomar Baleeiro, perfazendo 17 km de extensão no total (8,5 km por sentido).
Entre 6 de outubro de 2022 a 3 de outubro de 2023 (um ano com Faixa Azul), foram 119 sinistros ocorridos na Faixa Azul do corredor da Bandeirantes e Afonso Taunay, dos quais 64 com vítimas, provocando 67 feridos e nenhuma morte.

Taxa de severidade
A análise da eficácia da Faixa Azul leva em conta as características da via, os volumes de motocicletas circulando dentro e fora do espaço da faixa, a tipologia dos acidentes e o fato de as ocorrências terem gerado danos materiais ou pessoas feridas.
Assim, ao invés de números absolutos, é calculada a Taxa de Severidade pela qual se atribuem pesos aos acidentes, pela s   ua importância. Nesse índice, o sinistro com danos materiais é o menos importante. Já aquele que resulta em óbito é o mais importante. Além da gravidade, os pesos estão relacionados ao volume de veículos e à extensão da via analisada. Por essa metodologia, quanto menor é a Taxa de Severidade, mais segura é a via.
Considerando esse conceito, a Taxa de Severidade na Faixa Azul das avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay é de 1,53 UPS/Milhão de Motos/Km. Fora dela, a taxa sobe para 11,76 UPS/Milhão de Motos/Km. O que significa que, para quem pilota, circular na Faixa Azul é mais seguro do que trafegar fora dela.

Adesão majoritária
• A média de uso das motos na Faixa Azul existente no eixo Bandeirantes/Afonso D. Taunay é 91%.
• Volume Diário Médio de Motos dentro da Faixa Azul: 37.120 motos;
• Volume Diário Médio de Motos Fora da Faixa Azul: 2.880 motos.

Contexto macro
• Circulam atualmente pelo viário paulistano 1,3 milhão de motos. Apesar de as motocicletas representarem 15% de toda a frota da cidade, elas estão presentes em 40% dos sinistros de trânsito.
A motocicleta vem ganhando destaque na última década, principalmente a partir do início da pandemia, quando o serviço de entregas se tornou essencial e, por consequência, o número de motos trafegando pelas vias subiu.Voltado à segurança viária, o projeto-piloto da Faixa Azul foi desenvolvido por técnicos da CET, com aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A passagem subterrânea faz a ligação entre a Avenida Lineu de Paula Machado e a Avenida Valdemar Ferreira.

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