02/06/2016 às 17h16min - Atualizada em 02/06/2016 às 17h16min

Preços das commodities e câmbio fomentam lucro

Tatiane Costa

A notícia de que 261 empresas de capital aberto, apresentaram melhora significativa no resultado trimestral agregado é bastante positiva e muito bem-vinda, especialmente frente ao cenário econômico delicado do país.

Os motivos apontados para esta melhora são o câmbio (cotação Real X Dólar) e a menor variabilidade (ou volatilidade) nos preços da commodities. Deve-se observar que os melhores resultados foram obtidos principalmente pelas empresas exportadoras. Os grupos voltados para o mercado local, como os setores varejistas, continuam com seu desempenho fortemente pressionado.

Para o professor de economia e finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, Ricardo Fernandes, “o efeito do câmbio é bastante forte e direto para quem exporta. Embora a desvalorização do Real frente ao dólar tenha encarecido as viagens dos brasileiros ao exterior e os produtos importados, com um indesejado efeito inflacionário, há um efeito positivo para os produtos brasileiros que ficam mais baratos e competitivos no mercado internacional. A redução na volatilidade do preço das commodities completou o bom resultado para as empresas uma vez que a pauta de exportações brasileiras é amplamente dominada por estes itens, com destaque para produtos agrícolas e minérios”, conclui o docente.

Embora a notícia seja positiva deve-se ressalvar que ainda é cedo para prever tendências futuras de recuperação da economia, principalmente em vista da transição política.  

O especialista está disponível para comentar o assunto. Para acioná-lo basta encaminhar a solicitação para o e-mail: imprensa@mackenzie.br.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Informações para a Imprensa:

Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br

Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

William Lara; william.lara@viveiros.com.br; 11 2114-8576

Tatiane Costa; tatiane@viveiros.com.br; 11 2114-8016

William Prado; william.prado@viveiros.com.br; 11 2766-7254

Beatriz França; beatriz.massi@viveiros.com.br; 11 2766-7048

Lucas Berti; lucas.berti@viveiros.com.br; 11 2766-7048

Celular de plantão: 11 9.8169-9912

Twitter: @RVComunicacao

Site: viveiros.com.br                

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »