07/10/2023 às 08h01min - Atualizada em 07/10/2023 às 12h04min

Calor excessivo afeta produção de hortaliças, pescados e reprodução animal

As intensas alterações climáticas interferem nas cadeias de produções agrícolas como hortifruti, carnes e peixes

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/calor-excessivo-afeta-producao-de-hortalicas-pescados-e-reproducao-animal/
Até os animais sofrem com as temperaturas excessivas. O estresse térmico é um dos fatores limitantes para produção de carne de alta qualidade

Desde que a primavera começou, oficialmente no dia 23 de setembro, uma forte onda de calor tomou conta de todo o País. A estação, com predominância de um clima mais ameno, está sob influência do fenômeno El Niño, que deixou o período com características de verão: muito calor e fortes chuvas. Vale ressaltar que no Dia da Natureza, comemorado em 4 de outubro, as alterações climáticas serviram de reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.

No mês de setembro, de acordo com a Climatempo, por quase duas semanas, as temperaturas atingiram marcas extremas, muito acima do normal. “Calor e umidade são ingredientes para chuva fortes e temporais. Só é difícil prever quando e em que local eles acontecerão”, alerta Willians Bini, meteorologista e head de comunicação da Climatempo.

Na agricultura, esta onda de calor, fora de época, afeta a produção agrícola de variadas cadeias. No setor de hortifrúti, por exemplo, grande parte dos alimentos produzidos são extremamente sensíveis a altas temperaturas. Isso afeta desde a lavoura no campo até o alimento que chega à mesa do consumidor.

“Mogi das Cruzes, no Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo, se destaca pela produção de frutas, flores e hortaliças, principalmente as folhosas, neste sentido, o calor intenso dos últimos dias impacta de maneira significativa a qualidade das plantas, dependendo da cultura e em todas as fases da planta, no plantio, na condução, colheita e transporte”, ressalta David Rodrigues, Extensionista Rural da CATI Regional Mogi das Cruzes.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vem fomentando na região novas técnicas de produção, que procuram mitigar estes efeitos climáticos, dentre elas a utilização de bioinsumos e a introdução de Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH). “O SPDH consiste na cobertura do solo, criando uma proteção para a condução da planta e conservando a umidade,” explica David Rodrigues.

Até os animais sofrem com as temperaturas excessivas. O estresse térmico é um dos fatores limitantes para produção de carne de alta qualidade. Respiração ofegante, aumento dos batimentos cardíacos e da necessidade de hidratação, além de sudorese. Outros sintomas, também, podem ser percebidos, como hipersalivação, vômitos e diarreia.

A produção de carne bovina precisa ser cada vez mais eficiente e fundamentada no desenvolvimento sustentável e no bem-estar animal.

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ – APTA), da SAA, Claudia Cristina Paro de Paz, os bovinos são animais homeotérmicos que modulam a temperatura corporal interna, ajustando a quantidade de calor produzida pelo metabolismo com o fluxo de calor do animal para o ambiente.

O calor afeta inclusive a piscicultura. Isso se deve porque a temperatura equilibrada da água é primordial para o cultivo de diversas espécies. Por isso, nos meses mais quentes, os produtores precisam de um planejamento estratégico para manter a produtividade e minimizar as perdas de produção.

“O que acontece é a diminuição da solubilidade de oxigênio na água, por conta da elevação da temperatura. Com isso, o peixe não se alimenta de maneira habitual porque não terá oxigênio suficiente para fazer a digestão da ração que ele ingeriu,” explica Andreas Karl Plosch, proprietário do Sítio Forelle Trutas, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.

Segundo o proprietário, uma alternativa para este momento é reduzir a oferta de ração ou até mesmo por um tempo não alimentar o peixe. Algumas espécies, como a truta, se reproduzem em águas mais frias, em torno de 10ºC e 20ºC. “Neste período, setembro e outubro, a água chega a bater pico de 24 graus e isso é bastante para o manejo da truta”, ressalta Andreas Karl Plosch.

Para Leonardo Tachibana, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura do Instituto de Pesca (IP – APTA), o aumento do calor também influencia na reprodução de algumas espécies.

“Além disso, peixes criados em tanques-rede não conseguem se deslocar para procurar regiões com conforto térmico, como as áreas mais profundas, então sofrem com a alta temperatura da água”, destaca Leonardo Tachibana.

Já a tilápia resiste a temperaturas acima de 35ºC e o clima mais quente pode ser benéfico para procriação. “Então algumas localidades a tilápias podem antecipar a época de reprodução, após o período de inverno”, ressaltou Tachibana.

O post Calor excessivo afeta produção de hortaliças, pescados e reprodução animal apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp