02/06/2016 às 10h20min - Atualizada em 02/06/2016 às 10h20min

População de São Paulo adere à campanha de destinação correta de Isopor® para reciclagem

As pessoas têm levado as embalagens para o PEV-M (Ponto de Entrega Voluntária Monitorado) específico para o recolhimento desse material, localizado na Câmara Municipal de São Paulo, inaugurado em abril

Mfree Comunicação

A população da cidade de São Paulo vem aderindo ao movimento de incentivo à coleta seletiva de EPS (conhecido como Isopor®, marca registrada pela empresa Knauf Isopor). Desde o dia 13 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo conta com um PEV-M (Ponto de Entrega Voluntária Monitorado) para o recebimento de embalagens e outros produtos feitos de EPS e que seriam descartados juntamente com o lixo comum. Desde então, o material é coletado e encaminhado para reciclagem.

A campanha Recicla Isopor® foi lançada em 2015, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini, Plastivida - por meio de seu Comitê de EPS - e Comissão de EPS da Abiquim, para fomentar a coleta seletiva e descarte correto de produtos feitos desse material. Mais que isso, a campanha vem informar a população que o EPS é um plástico e que é 100% reciclável.

O PEV-M fica na área externa, na entrada da Câmara Municipal de São Paulo, e nele os cidadãos descartam corretamente todo o EPS, tais como embalagens diversas (inclusive as utilizadas para proteger eletrodomésticos e eletroeletrônicos), entre outros.

Todo o material coletado no PEV-M é encaminhado para a cooperativa Cora, onde são comercializados e destinados para ser transformados em novos produtos, tais como molduras, rodapés, telhas termo acústicas, solados, chinelos, material para preenchimento de puffs, floreiras, entre outros produtos.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, além de gerar renda aos cooperados e benefícios ao meio ambiente, a ação leva informação à população. “A partir da educação ambiental e de dados científicos que mostrem as qualidades dos plásticos, sua utilidade e benefícios, além de sua capacidade de serem reciclados, a população passa a ater maior consciência sobre o seu papel como agente ativo da gestão dos resíduos na cidade, aumentando a coleta seletiva e contribuindo para o bem do Planeta”, afirma o executivo.

O PEV-M (Ponto de Entrega Voluntária Monitorado) fica na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista).

Reciclagem de EPS - O EPS é um plástico 100% reciclável e mantém consideráveis índices de reciclagem no Brasil. Em 2012, 34,5% do EPS pós-consumo foi reciclado. A reciclagem do EPS é uma atividade que gera emprego e renda no Brasil. Em 2012, as 22 recicladoras deste material faturaram juntas R$ 85,6 milhões e empregaram 1.413 pessoas. Essas empresas trabalham com capacidade ociosa em torno de 40%, ou seja, há espaço para se reciclar mais e para isso é necessário se coletar mais.

 

Para saber mais, acesse: www.plastivida.org.br

Siga-nos nas redes sociais: www.facebook.co.br/PlastividaBR, Twitter: @PlastividaBR

 

Informações à imprensa:

M.Free Comunicação

Tel (11) 3171-2024- www.mfreecom.br

Roberta Provatti – Ramal 15 – [email protected]

Cristiane Peixoto - Ramal 18 – [email protected]

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »