06/10/2023 às 17h36min - Atualizada em 06/10/2023 às 20h08min

Bracell inova com monitoramento por imagem da regeneração da vegetação nativa

Liderado por Elisiane Dantas da Conceição, o projeto foi desenvolvido pelas áreas de Meio Ambiente e Geoprocessamento da Bracell

Da Redação
Acervo Bracell
Os programas ambientais da Bracell acabam de ganhar um reforço importante: é o Monitoramento da Regeneração de Áreas Degradadas por Imagens (M-RADI). A ferramenta permite monitorar o avanço da regeneração por meio de imagens geoespaciais, que, após parametrização, fornecem dados quantitativos da restauração florestal ao longo dos anos de forma prática e com menor custo. Liderado pela estagiária Elisiane Dantas da Conceição, o projeto foi desenvolvido pelas áreas de Meio Ambiente e Geoprocessamento da Bracell Bahia e conta com imagens de satélites e com um software de informações geográficas gratuito.

Após a análise quantitativa é feita uma amostragem de validação das informações e coleta de dados quantitativos, levando em consideração fatores como nível de degradação, qualidade do solo, qualidade da flora e a influência dos plantios de eucalipto na região.

Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente e Certificações, diz que “a ferramenta potencializa a conservação e a preservação das áreas de mata nativa, melhorando a gestão do Programa de Regularização Ambiental (PRA)”. Ele explica que o projeto permite “reduzir custos, otimizar o tempo e a segurança das informações, além de acelerar a regeneração natural e da biodiversidade”. A Bracell Bahia investe cerca de R$ 600 mil anuais em projetos de recuperação, já tendo regenerado mais de 8 mil hectares.

O projeto consiste no cruzamento sistemático dos dados obtidos por satélite, nos shapes das áreas degradadas pré-identificadas e na metodologia de avaliação das informações, gerando resultados específicos sobre o estágio de regeneração das áreas. Com isso, é possível avaliar as características ambientais dos fatores que influenciam a regeneração natural e a melhoria da biodiversidade.

Até a implantação do M-RADI, em dezembro de 2022, a atualização das planilhas era feita manualmente, com visitas periódicas para avaliação de diversas áreas em mais de 30 municípios. Com o monitoramento por imagem, é possível planejar melhor o PRA e tomar medidas assertivas para a restauração natural. Dentre os benefícios da restauração está o aumento do sequestro de carbono pelas matas nativas, o aumento da biodiversidade de fauna e flora, a conservação dos recursos hídricos, a restauração de solos degradados e/ou erodidos e o combate à desertificação.

Além disso, o projeto poderá ajudar na prevenção e controle de incêndios florestais e desmatamento ilegal. Isso porque o M-RADI tem sido testado também para monitorar eventuais intervenções recentes em áreas de vegetação nativa de difícil acesso, podendo gerar um alerta para a área de Segurança Patrimonial e Meio Ambiente da Bracell a fim de verificar a ocorrência e direcionar as medidas imediatas de combate.

A Bracell planeja recuperar todas as áreas degradadas em suas propriedades até 2031. Para isso, mantém duas iniciativas principais: o Plano de Erradicação de Exóticas (PEE) e o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad). Este conta com um complexo diagnóstico do solo, vegetação local, clima, relevo, fauna silvestre e outros. Os dados obtidos ajudam a definir se a metodologia de recuperação a ser adotada será a regeneração assistida (com uso do M-RADI) ou regeneração ativa (nucleação, plantio por linhas, adensamento ou chuva de sementes).

Em setembro, o projeto M-Radi conquistou o terceiro lugar na categoria “Estágio” do Prêmio IEL de Talentos, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo, a qualificação de talentos e o desenvolvimento das empresas, contribuindo para a consolidação de uma indústria mais forte e competitiva.

Estagiária lidera o projeto

Um dos destaques do projeto, além do avanço para a regeneração de áreas degradadas, é o fato de ele ser liderado por uma profissional em fase de formação. Trata-se de Elisiane Dantas da Conceição, que cursa Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e é estagiária no setor de Meio Ambiente e Certificações Florestais na Bracell. O acesso dela ao estágio se deu por meio do IEL, parceiro da Bracell na preparação, seleção e acompanhamento dos estagiários.

Segundo ela, “o estágio na Bracell proporciona várias formas de capacitação, com treinamentos, palestras, minicursos e grupos de trabalho (GTs) que promovem a motivação, o conhecimento e a confiabilidade para a execução das atividades”.

Um fato que agrega bastante, na opinião dela, é o fato de a empresa integrar a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), que conta com um GT com estudiosos, pesquisadores e empresas do Brasil e do exterior que desenvolvem pesquisas focadas na restauração florestal. “Isso faz com que haja um intercâmbio de métodos e tecnologias que aceleram o processo de restauração das áreas degradadas”, observa a estudante.

E um dos resultados dessa união de esforços, como ela ressalta, é o desenvolvimento do próprio M-Radi, que foi detalhado progressivamente à medida que foram obtidas mais informações. “Até a entrega do projeto, houve diversas etapas de elaboração organizadas para garantir o desenvolvimento sustentável, o baixo custo e a funcionalidade da ferramenta”, explica.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp