01/06/2016 às 19h11min - Atualizada em 01/06/2016 às 19h11min

Dia dos Namorados: Amar faz bem ao coração e à saúde

Alan Viana

Sim, o amor pode transformar as pessoas, deixando-as mais felizes e saudáveis. Para a clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, a felicidade promove a liberação de endorfina, substância natural produzida pelo cérebro e associada ao bem-estar do corpo. “Por isso, estar amando e feliz pode ser considerado um ótimo remédio. Entre os benefícios estão diminuição do estresse, ansiedade e depressão”, afirma.

O aumento da produção de endorfina também favorece a imunidade. Ou seja, estar feliz e apaixonado estimula o corpo na produção de mais células de defesa, que ficam ativas e fortalecem o sistema imunológico.

Um simples abraço pode ainda desencadear uma sensação de aconchego e felicidade. Segundo a clínica-geral, hormônios como testosterona e ocitocina (conhecido como ‘da paixão e do amor’) entram em ação ao mesmo tempo em que os neurotransmissores. “É uma orquestra perfeita que faz com que a atração traga prazer aos envolvidos.”

Outra dica da especialista para manter a saúde e o relacionamento da melhor maneira possível é fazer amor sempre que puder. Isso porque a endorfina liberada durante a relação sexual neutraliza o cortisol, hormônio do estresse.

“Durante a relação, o organismo ainda produz grande quantidade de anticorpos no sangue, aumentando a imunidade. Além disso, durante o ato, a endorfina é liberada no organismo e na corrente sanguínea, produzindo uma sensação de euforia e bem-estar”, destaca.

Ou seja, amar e ser amado são o equilíbrio perfeito para a saúde do corpo, da mente e do casal.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. 
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
________________________________ 
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3604 / 3093-3636
Isabel Lopes – isabel.lopes@tree.inf.br
Mariana Santos – mariana.santos@tree.inf.br
Alan Viana –
alan.viana@tree.inf.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »