05/10/2023 às 08h07min - Atualizada em 06/10/2023 às 00h03min

Casa Museu Ema Klabin traz atividades integradas à exposição de livros raros

Ações buscam ampliar a percepção do público sobre as possibilidades de interpretação do tema da exposição “A palavra impressa 1492 - 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin”, em cartaz até o dia 12 de novembro

Cristina Aguilera
https://emaklabin.org.br
Carla Bispo
A Casa Museu Ema Klabin apresenta em outubro uma programação incrível integrada à exposição A palavra impressa 1492 - 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin, que apresenta, pela primeira vez, 20 volumes que correspondem aos dois primeiros séculos de produção do livro impresso, com curadoria de Paulo Costa. 

Uma oficina teórica e prática de tipografia; uma atividade na qual o público cria sua própria TAG (assinatura estilizada com raízes no grafite); palestra, mostra de cinema que traz clássicos que provocam reflexões sobre os meios de comunicação e seu impacto para a sociedade, entre outros. As inscrições já estão abertas no site da Casa Museu Ema Klabin.

Confira a programação:
Experimentando o Museu: Cartografias, derivas e mapas afetivos
Durante as visitas educativas do programa Experimentando o Museu, o Educativo amplia o olhar do visitante para determinados aspectos da mostra, oferecendo uma criativa atividade sobre o tema. Nas visitas dos dias 7 e 8 de outubro, das 14h30 às 16h, os visitantes serão convidados a refletir acerca da produção dos atlas e dos relatos de viajantes que remontam às grandes navegações. Em seguida, irão construir um mapa pessoal a partir dos seus trajetos individuais.
Inscrição: https://emaklabin.org.br/experimentando-o-museu/cartografias
-derivas-e-mapas-afetivos

Experimentando o Museu: TAGS: explorando a tipografia criativa
O que são TAGS? Uma tag pode ser definida como uma assinatura gráfica que expressa quem a criou e a faz circular na paisagem urbana. Na visita dos dias 21 e 22 de outubro, das 14h30 às 16h, o educativo enfoca o aspecto tipográfico presente nos livros e, ao final, convida o público a criar a sua própria tag, expressando sua identidade gráfica. 
Inscrição: https://emaklabin.org.br/experimentando-o-museu/tags-explorando
-a-tipografia-criativa
 
Oficina: Tipografia: composição e impressão com tipos móveis
Em parceria com a Oficina Tipográfica São Paulo (OTSP) acontece nos dias 8 e 22 de outubro, das 15h às 17h30, uma oficina especializada que vai explorar o fascinante mundo da impressão tipográfica. Os participantes terão um breve histórico da tipografia e a oportunidade de imprimir uma peça gráfica fazendo uma composição utilizando tipos móveis de madeira e metal. Os encontros serão ministrados pelo professor, artista gráfico e designer Marcos Mello.
Inscrições: https://emaklabin.org.br/oficinas/tipografia-composicao-e-impressao
-com-tipos-moveis

Palestra online sobre o Sertão Brasileiro
No dia 11 de outubro, das 19h às 21h, o pesquisador paraibano Rondinelly Gomes Medeiros ministra a palestra “Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido”, via Zoom. Neste encontro, o pesquisador pretende articular eventos, ideias e acontecimentos significativos da história e da atual situação socioambiental do semiárido brasileiro.
Inscrições: https://emaklabin.org.br/palestras/khora-sertao-as-cosmopoliticas
-do-semiarido
 
Palestra online: O livro como objeto gráfico
Tendo como estímulo os livros presentes na exposição, o tipógrafo e pesquisador Claudio Rocha destacará aspectos estéticos e técnicos relativos ao design e à fabricação do livro. Também serão contextualizados procedimentos editoriais que determinaram a formatação do livro e da página impressa, com ênfase na composição com tipos móveis e questões que remontam a uma invenção de meados do século XV: o prelo tipográfico, aperfeiçoado por Johannes Gutenberg, que revolucionou a forma de produção dos livros. O encontro acontece no dia 21 de outubro, das 11h às 13h.
Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/o-livro-como-objeto-grafico
 
Palestra online: Viagem e imagem: reflexão sobre as narrativas visuais instantâneas
No dia 26 de outubro, das 19h às 21h, o pesquisador Davi Galindo ministra o encontro pela plataforma Zoom. A palestra tem como objetivo refletir sobre a produção, reprodução e circulação contemporânea de imagens nas redes sociais, com foco na temática da viagem.
Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/viagem-e-imagem-reflexao-sobre-as-
narrativas-visuais-instantaneas
 
CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg
A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o Museu Lasar Segall, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), promovem até o dia 22 de outubro a mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg. Serão exibidos 14 clássicos do cinema em alta resolução na Cinemateca Brasileira, no Cine Segall, ambos na Vila Mariana, e no CCSP, no bairro do Paraíso, com entrada franca. A mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg conta com o apoio da Klabin S.A.

Toda a programação pode ser conferida em: 
https://emaklabin.org.br/cinema/mostra-cinema-de-gutenberg-a-zuckerberg
 
Serviço:
Exposição: A palavra impressa, 1492 - 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin
Até 12 de novembro de 2023
Visitação livre
quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até às 18h
Visitas mediadas
quarta, quinta e sexta às 11h, 14h, 15h e 16h
Entrada franca*
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo, SP, Brasil
Acesse as redes sociais
Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Site: https://emaklabin.org.br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

  Foto Carla Bispo.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp