05/10/2023 às 16h31min - Atualizada em 06/10/2023 às 00h02min

Fórum de saúde aborda alcoolismo na gravidez

Eventos sobre a prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal serão realizados na Câmara Municipal, no Terminal Santo Amaro e na Praça Floriano Peixoto

Renato Santos Miranda
foto ilustração
Os riscos do consumo de álcool durante a gravidez serão objeto dos trabalhos do Fórum de Saúde SAF – Síndrome Alcoólica Fetal – a ser realizado no dia 18 de outubro em evento na Câmara Municipal de São Paulo. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS - globalmente a prevalência de consumo de álcool durante a gravidez entre a população em geral é de 9,8%. Nas Américas, esse número é de 11,2%.
A iniciativa da realização do Fórum é do Instituto Olinto Marques de Paulo e demais entidades com apoio da vereadora Janaína Lima.
Para trabalhar a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool durante a gravidez e marcar a data da Síndrome Alcoólica Fetal, ocorrida no mês de setembro, várias atividades serão desenvolvidas na Capital Paulista.
Na segunda feira dia 10 de outubro as entidades envolvidas farão uma ação de conscientização no Terminal Santo Amaro, por onde circulam diariamente cerca de 100 mil pessoas. O terminal receberá material visual, haverá distribuição de material impresso, entrega de pulseiras: ”#Gravidez sem Álcool” ; apresentação de artistas circenses e faixas que divulgam o mote da  campanha gravidez sem álcool e também a distribuição de cartazes em UBS. Os trabalhos serão desenvolvidos na parte da manhã, a partir das 7h00 quando o terminal registra grande circulação.
No dia 11 de outubro, das 10 às 14hs, a ação da campanha será feita no Calçadão de Santo Amaro, em frente à Praça Floriano Peixoto, em frente à Subprefeitura de Santo Amaro, com Tenda de distribuição de flyers, pulseiras e banners. Os comerciantes da região em que trabalham com produtos infantis serão contatados pelas equipes.
Por iniciativa da vereadora Janaína Lima, autora do PL 503/2023 que dispõe sobre a prevenção à SAF no município de São Paulo e do Instituto Olinto Marques de Paulo, a Câmara Municipal promove no dia 18 de outubro das 19h às 21hs evento no Salão Prestes Maia, que abordará “SAF o que é? E como prevenir?”  com a presença de especialistas, convidados e o público presente interessado no tema.
O Fórum é uma iniciativa do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) com apoio da vereadora Janaína Lima, da Subprefeitura de Santo Amaro, da Secretaria Municipal da Saúde, da Associação Médica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, da Rede Nacional Primeira Infância, do Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool e das Famílias SAF - Brasil.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp