02/10/2023 às 20h47min - Atualizada em 03/10/2023 às 20h03min

Golpe na internet: Entenda o caso da suspeita de se passar por

Mais de 20 pessoas registraram queixa e afirmaram serem vítimas de Katluz

Kitto Vieira
Felipe Ruffino
Divulgação
*Golpe na internet: Entenda o caso da suspeita de se passar por guru espiritual*

_Mais de 20 pessoas registraram queixa e afirmaram serem vítimas de Katluz_

Por conta de toda a repercussão nacional, Kat Torres é uma brasileira bastante conhecida no mundo do crime, que nasceu pobre e usou da sua astúcia para crescer na vida. Foi candidata a miss, forjou um caso com Leonardo DiCaprio, apareceu em capas de revistas nos EUA, criou uma página de memes com um milhão de seguidores e escreveu livro, antes de ser acusada de traficar uma das suas seguidoras para os Estados Unidos.
O caso ocorreu em 2022, quando a influenciadora acusou a modelo Yasmin Brunet de traficar uma seguidora e a manter presa nos EUA. Na época, o assunto tomou conta das redes sociais e o nome de Kat Torres apareceu com recorrência nos trending topics.
O caso Kat Torres chocou o Brasil no segundo semestre de 2022. Isso porque a autodenominada KatLuz, aplicava diversos golpes pela internet, se colocando como guru espiritual. Suas vítimas eram sempre mulheres jovens e cerca de 21 pessoas registraram queixa contra ela.
A Advogada Brenda Melo, do escritório Melo e Barbieri Sociedade de Advogadas, explica melhor sobre os crimes que ela poderá responder. “ Os crimes da qual ela pode estar sendo acusada são: tráfico de pessoas (art. 149-A) estelionato (art. 171), favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual (art. 228), charlatanismo (art. 283), extorsão (art. 158), cárcere privado (art. 148) e  Redução a condição análoga à de escravo (art. 149), todos os artigos do Código Penal. O processo tramita em segredo de justiça e, portanto, não é possível acessar os autos. Em caso de condenação por alguns dos crimes mencionados acima, a pena pode superar 20 anos, dependendo da consideração das causas de aumento de pena, bem como de acordo com as provas analisadas”, explica. 
Brenda ainda reforça que o modus operandi da suposta guru começava com a falsa promessa de proporcionar a suas seguidoras uma vida tão esplendorosa quanto a que ela exibia nas redes sociais. Uma das vítimas relatou que teve um prejuízo na faixa de 80 mil reais. “Aplica-se ao caso o princípio da extraterritorialidade quando uma pessoa brasileira comete crimes no estrangeiro, mas retorna ao Brasil, a lei aplicada é a brasileira. Para crimes dessa natureza e circunstâncias a competência é da Justiça Federal”, completa.

*SOBRE A MELO E BARBIERI SOCIEDADE DE ADVOGADAS*

Fundado por Izadora Barbieri e Brenda Melo, é o primeiro escritório do Brasil protagonizado por um casal de mulheres. 
Ambas são especialistas em direitos LGBT+ e as principais áreas de atuação do escritório são: direito criminal, direito de família, sucessões, direito digital e contratos. Além de promoverem palestras e cursos na área de diversidade e inclusão.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp