03/10/2023 às 10h09min - Atualizada em 03/10/2023 às 20h02min

Além dos maus tratos: abandono de animais é assunto de saúde pública

Projeto Amigo de Bicho luta pela causa animal e tenta conscientizar a população sobre a causa

Aline Lourenço
Divulgação
 
Os maus tratos e o abandono de animais são problemas antigos no país. Segundo o Instituto Pet Brasil (IBP), o Brasil possui quase 185 mil (184.960) animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães e 7.398 (4%) são gatos. “Infelizmente, esse número é cada vez maior, nem sempre conseguimos chegar a tempo de resgatar e dar assistência necessária, seja por falta de denuncia, apoio e até questões financeiras”, conta a advogada e idealizadora do projeto Amigo de Bicho Leilane Xuxa.
É classificado como animal em situação de abandono que foi resgatado por maus-tratos ou abandonados e que vivem por um determinado tempo sem dono definido. “Um bichinho nessas condições pode ser portador de várias doenças, inclusive aquelas que acometem humanos, por isso, é uma questão que vai além dos maus tratos, é saúde pública”, frisa.
Importante ressaltar que em relação aos animais domésticos, o risco é maior nos não vacinados, doentes, com parasitas, mal alimentados, sem acompanhamento veterinário e de origem silvestre. “A culpa não é dos animais indefesos, e sim de quem não se informa, abandona, interage e cuida errado, maltrata, não respeita seu espaço, sua natureza e suas necessidades, trafica e não apoia projetos de causa animal. Além da raiva, cães sem atenção devida podem repassar aos humanos micoses, provocadas por fungos em pele ou pelo, causando vermelhidão, descamação e intensa coceira. Mas tanto para animal como para homem há tratamentos dermatológicos”, ressalta a advogada.
 
Petição
 
Uma forma de combater o problema é por meio do apoio político com leis mais duras. Pensando nisso, Leilane Xuxa criou uma petição pública onde solicita a construção do canil com banco de adoção permanente e hospital veterinário gratuito na cidade. “Não temos delegacia especializada em crimes contra animais e as pessoas não se importam em cometer crimes contra eles. Eles não falam então as pessoas atropelam e não socorrem, deixam trancados sem água sequer, abandonam como jogam fora uma roupa velha que não querem mais e denunciar é muito difícil. Não temos um disque denúncia. O hospital Veterinário Municipal gratuito é uma necessidade para uma cidade como Contagem. As clínicas não funcionam 24h e tem custo altíssimo. A quantidade de animais abandonados, perambulando pelas ruas é gigante. Temos muitos parques onde podemos criar o canil e o governo poderia sim separar uma área neles e termos bancos de adoção permanente, assim quando o indivíduo quiser adotar já sabe onde ir. Um serviço completa o outro: resgatado o animal é levado ao hospital ou zoonose, cuidado e colocado no canil para ser adotado, ele terá um chip que funciona como um RG - identificado”, explica. 
 
Para participar do projeto é simples, basta acessar o perfil no Instagram da Leilane Xuxa, além da petição, tem informações sobre como ajudar a causa animal na grande BH. “Na bio no meu Instagram @leilanexuxa tem uma petição pública e é bem fácil assinar. É só clicar na petição e assinar, abrir clicar no assinar a petição e colocar seu nome e e-mail. E confirmar o recebimento do email. Precisamos de 20 mil assinaturas. Ajude a divulgar. Essa causa é de todos nós. Quem quiser ajudar pode me seguir e pode comprar nossa logomarca “Amigo de Bicho” divulgar nosso projeto. Essa causa é de todos nós. Além disso, estamos promovendo um jantar beneficente no dia 5 de outubro,20h,no Vila Real Eventos. Mais informações no meu Instagram.”, finaliza.
Serviço
 
Link para petição: https://docs.google.com/document/d/1kSBLVs9iWGRa7EUkqL62q9HLkCBaO3DefYyAgnbChsA/edit?usp=sharing
 
Conheça o projeto: https://instagram.com/leilanexuxa?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Faça parte: https://chat.whatsapp.com/BlGkPGUUTEp84nOFt2uQj
 
Jantar:
 
5 de outubro
20h
Vila Real-Rua Manoel Pinheiro Diniz,166-Três Barras-Contagem
Informações: 31 97151-0918
 
 
 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp