03/10/2023 às 16h25min - Atualizada em 03/10/2023 às 20h01min

Para Ricardo Esturaro, modelo atual de produção e consumo ‘não é inteligente’

Verbo Nostro
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Um modelo econômico apenas baseado na extração e descarte não pode ser considerado “inteligente. Só o descarte anual de bens eletrônicos equivale a 57 bilhões de dólares em matérias jogados fora todo ano”. Esta é a opinião do professor, empreendedor social e executivo de marketing, Ricardo Esturaro. “O modelo de produção precisa evoluir, as empresas precisam aprender a fazer o produto sustentável a partir do design e do uso adequado de materiais, a economia circular pode ajudar muito as empresas e a sociedade”, afirmou ele no último sábado (30/09), durante a palestra “O casamento da sustentabilidade com os negócios”, que encerrou o USP Business Expert, evento realizado pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). O encontro reuniu mais de 100 alunos que participaram de uma série de palestras, todas gratuitas.

Para Ricardo Esturaro, assim como em diversas áreas do mundo dos negócios, a questão ambiental deve ser encarada por cidades, estabelecimentos, organizações e empresas por meio de um planejamento que envolva diagnóstico, estratégia e execução. “Toda a discussão em torno do meio ambiente teve início nos anos 60 e 70, com os grupos ambientalistas, passando pela comunidade científica, governos e órgãos intergovernamentais. Agora, é a vez das empresas assumirem seu papel, buscando modelos econômicos que não impactem o meio ambiente, enfrentando o desafio de encontrar maneiras de crescer, oferecer emprego e gerar renda sem causar mal ao planeta”, avaliou o professor, autor do livro “Consumo Verde: a construção de um mercado de massa sustentável”, em que analisa e aprofunda os conceitos ambientais, sociais e de negócios ligados à transformação para uma economia de baixo carbono para ajudar as empresas a implantarem as estratégias ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês, referente às áreas Ambiental, Social e de Governança dentro das empresas), de forma eficaz e eficiente.

Para o autor, há cerca de cinco anos, termos como aquecimento global e eventos climáticos extremos não passavam de teoria. “Hoje, basta vermos o noticiário para ficarmos sabendo de desastres ambientais em diversos pontos do planeta, inclusive no Brasil, como foi o caso dos ciclones no Sul do país”, exemplificou. Vindo da área do marketing, Esturaro considera ser necessário investir em comunicação para educar e mudar os hábitos individuais e coletivos em benefício do planeta. Ele usou como exemplo o surgimento do mercado de consumo no Brasil na década de 70 quando a propaganda teve um papel fundamental na criação de hábitos que hoje consideramos simples, como escovar o dente, lavar as mãos e lavar o cabelo: “A boa comunicação ajudou a criar um dos maiores mercados de consumo do planeta no Brasil, da mesma forma, as empresas podem ajudar a criar a base de um mercado de consumo sustentável de massa que vai beneficiar a todos”.

Sobre o evento
O USP Business Expert foi realizado durante a manhã de sábado (30/09) em diversas salas e no anfiteatro da FEA-RP/USP. O evento de formação e aprimoramento reuniu lideranças e consultores de negócios alinhados às novas demandas e tendências do mercado empresarial nacional e internacional. Também participaram do USP Business Expert, Alexandre Pereira, sócio da Educare Educação Corporativa, que abordou o tema “Resistência à mudança: estratégia para superar obstáculos”; Evandro Saidel Ribeiro, professor da FEA, que falou sobre “Redes sociais econômicas: oportunidades num mundo conectado”; e José Carlos Lima, também professor da FEA, que conversou com o público sobre “Gerência de Contas”.

Sobre a Fundace
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.

A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP. 

A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada). 

Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras

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