03/10/2023 às 13h02min - Atualizada em 03/10/2023 às 20h00min

Qualidade como diferencial competitivo: o investimento na área é fundamental para uma entrega personalizada

Por Lázaro Wisky Neto, gerente da qualidade da Packseven

Paula Ferezin
Divulgação: Packseven
Neste ano, o Brasil alcançou a marca de 21 milhões de CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ativos, de acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) em conjunto com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). 
 
Para se ter ideia, foram abertas 1.331.940 negócios apenas no primeiro quadrimestre. Em um mundo cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas busquem se diferenciar da concorrência por meio da qualidade de seus produtos ou serviços. Afinal, as organizações que conseguem inovar e superar as expectativas dos clientes são as que têm mais chances de sucesso no mercado.
 
Nesse panorama, surge a questão: o que é preciso saber para se destacar em qualidade? A seguir, listo algumas dicas essenciais:
 
  • Conheça o cliente: o primeiro passo para oferecer um produto ou serviço de qualidade é entender as necessidades e expectativas. Quanto mais souber sobre o público-alvo, aplicação do produto e conhecer o que é “valor” para ele, mais fácil será desenvolver soluções que atendam às demandas;
 
  • Estabeleça padrões de qualidade: é importante definir padrões claros e objetivos de qualidade para produtos ou serviços. Isso ajudará a garantir que todos os colaboradores estejam alinhados e engajados com as expectativas da companhia;
 
  • Implemente um sistema de gestão da qualidade: um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é uma ferramenta essencial para garantir a qualidade de uma organização. O SGQ ajuda a identificar e corrigir falhas, melhorar os processos e o desempenho do mesmo, bem como promover a satisfação dos clientes;
 
  • Invista em treinamento e desenvolvimento: o conhecimento organizacional é uma peça fundamental para todas as empresas. Por isso, invista em treinamentos, no desenvolvimento e trabalhe a retenção do conhecimento dos colaboradores, que são os responsáveis por entregar produtos e serviços de qualidade. Tome providências para que os profissionais tenham as habilidades e conhecimentos necessários para realizar as tarefas de forma eficaz;
 
  • Faça monitoramento e avaliação: é importante monitorar e avaliar constantemente os processos, produtos e serviços para garantir que estejam em conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos.
 
Cada dia mais, a competitividade assume novos contornos, considerando a ampla adesão das empresas ao mercado online. Afinal, cerca de 70 mil empresas entraram para o e-commerce desde o início da pandemia, em março de 2020, conforme um levantamento da Visa Consulting & Analytics. Este é um sinal claro de que é realmente necessário investir em qualidade a fim de que o seu negócio não seja apenas “mais um na multidão”.
 
Algumas estratégias fazem a diferença na construção de uma boa reputação: proatividade - não espere que os problemas aconteçam para agir. Trabalhe na identificação e correção de falhas de forma preventiva e saiba identificar e levantar os riscos e oportunidades para seus processos, produtos ou serviços; inovação - não se acomode com o status atual. Busque constantemente novas formas de melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços. Esteja em alerta e atento com as mudanças do mercado e preparado para inovar; sustentabilidade - a qualidade não é apenas sobre atender às expectativas dos clientes. É também sobre ser responsável com o meio ambiente e com a sociedade. Soluções ecológicas que busquem a preservação ou a redução no consumo dos recursos naturais estão em alta no mercado e, cada vez mais, alcançam novos públicos.
 
Também é importante destacar a atuação da área da qualidade internamente, que é a responsável por garantir que os produtos e serviços atendam às expectativas do mercado. Deve estar presente em todos os processos, desde o desenvolvimento até a entrega, com o objetivo de identificar e eliminar falhas e desperdícios. A área da qualidade é fundamental para o sucesso da organização, contribuindo para satisfação dos clientes, redução de custos, aumento de produtividade e melhoria da imagem da empresa, pois uma indústria que investe em qualidade é vista como confiável, comprometida com o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.
 
Investir em qualidade agrega valor ao processo de quem deseja crescer e prosperar, até mesmo no desenvolvimento dos produtos. Assim, analisar criticamente as informações, viabilizar tecnicamente a capacidade do projeto - bem como fazer a definição dos requisitos, controles e análise das conclusões - são formas de se diferenciar na área da qualidade.
 
O controle de qualidade é realizado durante o desenvolvimento do produto com o objetivo de identificar e corrigir defeitos em sua etapa de produção. Vale ressaltar que a opinião de um único cliente pode repercutir de forma positiva ou negativa para o negócio, uma vez que cerca de nove a cada dez (92%) consumidores confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar perante qualquer outra forma de propaganda, segundo um estudo do Instituto Nielsen compartilhado pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
 
Aliás, a pesquisa do Instituto Nielsen também revela que 70% dos consumidores acreditam nas opiniões de quaisquer outras pessoas no ambiente online. Assim, o controle de qualidade deve ser uma premissa. É importante que as empresas tenham uma cultura de qualidade bem definida e que todos os envolvidos no processo de desenvolvimento estejam comprometidos com a qualidade e com o projeto.
 
Costumo sempre falar: “ninguém faz a qualidade sozinho!”. Por isso, é fundamental que toda a companhia esteja engajada nas estratégias e objetivos da organização. Assim, com união, é possível alcançar a qualidade dos processos, produtos e serviços.
 
Lázaro Wisky Neto é gerente da qualidade da Packseven, uma das maiores empresas brasileiras do setor de filmes flexíveis. Graduado em Gestão da Qualidade, está na empresa há 18 anos, já fez parte das equipes de Atendimento ao Cliente, Assistência Técnica e de Desenvolvimento.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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