03/10/2023 às 11h38min - Atualizada em 03/10/2023 às 20h00min

Sete empresas que apoiam o empreendedorismo no Brasil

De acesso facilitado ao crédito para compra de estoque com a indústria à gestão completa financeira via plataforma, soluções incentivam a escalada de novos negócios

Maytê Lopes
Crédito: Reprodução Unsplash / Riccardo Annandale
 

Embora seja conhecido por seu grande potencial empreendedor, o Brasil ainda tem uma alta taxa de mortalidade de empresas. Menos de 40% das empresas criadas no país sobrevivem após cinco anos de atividades, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para ajudar a aumentar esta longevidade, algumas empresas dedicam seu core a apoiar outros empreendedores que desejam crescer e escalar seus negócios, seja oferecendo crédito para quem precisa ou mesmo dando suporte para a gestão financeira.

Dados do  Monitor Global de Empreendedorismo, realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) revelam que 60% dos entrevistados manifestaram a vontade de ter seu negócio em 2022, percentual mais que três vezes maior, na comparação com 2017.

Apesar da veia empreendedora brasileira, problemas como burocracia no acesso ao crédito e dificuldades para realizar uma gestão de gastos eficiente ainda atrapalham a prosperidade dos negócios. Confira a seguir, 7 empresas que ajudam os empreendedores a chegarem mais longe com suas soluções: 

 

Kamino

A Kamino é uma plataforma completa de gestão de gastos empresariais, voltada para pequenas e médias empresas no Brasil, que se integra aos principais bancos e cartão de crédito, permitindo que gestores financeiros tenham o controle de todos os seus gastos. A plataforma auxilia as empresas a reduzirem a carga de trabalho em tarefas rotineiras em até 200 horas por mês, o equivalente a 25 dias úteis. Recentemente, a empresa anunciou um  cartão de crédito corporativo e três novos planos, um deles com uma versão gratuita, para ajudar PMEs a gerirem melhor os gastos. “Queremos ajudar a resolver duas antigas dores de mercado: impossibilidade para fazer a gestão financeira e dos gastos empresariais de forma integrada, ágil e eficiente, e contar com meios de pagamento que atendam às necessidades destes negócios, sempre com foco em apoiar as PMEs na difícil jornada de sobreviver e crescer mais, de forma mais saudável”, afirma Gonzalo Parejo, CEO e cofundador da Kamino.

 

Trademaster

Facilitar o acesso ao crédito para que PMEs consigam comprar de grandes indústrias é o principal objetivo da Trademaster, fintech que alavanca as vendas nas cadeias de distribuição e impulsiona o crescimento sustentável do varejo.  Com a solidez dos bancos Sofisa e BV entre os sócios, a empresa desenvolve soluções financeiras que têm apoiado a indústria a aumentar suas vendas de forma simplificada, ao oferecer incremento no limite e prazo de pagamento para o varejo, o que possibilita o investimento em seus estoques e melhoria no fluxo de caixa. Fundada em 2015 e com mais de 130 indústrias e distribuidores conveniados, a Trademaster já transacionou mais de R$ 20 bilhões em sua plataforma e conta com 250 mil operações mensais, ajudando a melhorar os KPIs financeiros das indústrias. “Vemos no Brasil um vasto potencial empreendedor, e as fintechs representam um nicho fundamental para impulsionar esse crescimento, fornecendo soluções disruptivas e modulares que fortalecem toda a cadeia distribuidora”, afirma Francisco Pereira, CEO e fundador da Trademaster.

 

Semente Negócios

A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. A empresa visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo e alavancá-lo o como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. A Semente acredita na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as suas frentes de atuação, busca promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação. No ano de 2022, a companhia executou 11 programas exclusivos para o público feminino. Ao todo, 2.106 mulheres foram impactadas. “Acreditamos que empreender é um processo de conquista de autonomia, bem como uma grande ferramenta de autoconhecimento.  Nós acreditamos no impacto que causamos nas organizações que trabalhamos, por isso, buscamos sempre estar na vanguarda do conhecimento, trazendo novas ideias, implementando e desenvolvendo metodologias apropriadas para a realidade de cada contexto”, afirma Alline Goulart, sócia da Semente Negócios. 

 

Potencia Ventures

Fundada em 2002 por Kelly Michel, a Potencia Ventures é um grupo global pioneiro em investimento de impacto que investe em fundos de Venture Capital e startups early stage. Em 2005, a Potencia financiou a primeira aceleradora de impacto do Brasil, a Artemisia, em que Kelly foi co-fundadora e permaneceu na operação até 2010. Em 2009, a Potencia também catalisou o primeiro fundo de venture capital de impacto brasileiro, a Vox Capital, no qual Kelly também operou nos primeiros anos como co-fundadora. 

Com enfoque em modelos de negócios que melhoram a vida de pessoas de baixa renda, a Potencia Ventures trabalha nos Estados Unidos e em mercados emergentes da América Latina e Índia, identificando, executando e gerenciando investimentos nos setores de educação e empregabilidade e ajudando empreendedores a desenvolver seus negócios. O grupo já conta com mais de 30 investimentos em empresas de capital de risco e mais de 20 startups de impacto em seu portfólio. 

 

CodeBit

 

Fundada em 2011 no interior de São Paulo, em Franca, a CodeBit é especialista em tecnologia de código e cloud computing para o terceiro setor e uma das maiores fornecedoras de soluções de tecnologia para organizações sem fins lucrativos no Brasil, ajudando empresas e startups a escalarem seus negócios com oferta de recursos tecnológicos feitos de forma personalizada. A empresa nasceu de uma parceria sem acelerações ou programas de startups e conta hoje com mais de 50 clientes e diversos cases de sucesso, como Médico Sem Fronteiras, Fundação Dorina Nowill, Instituto Natura, Instituto Ayrton Senna e Fundação Telefônica Vivo. “Acreditamos na tecnologia como uma catalisadora social, e um dos nossos objetivos é o de conscientizar e ajudar as empresas a serem um fator de mudança para o mundo” destaca Heitor Hákime, CEO da CodeBit.

 

Cartpanda

A Cartpanda, startup fundada em 2020 por Lucas Castellani, possui uma plataforma que oferece soluções completas para a criação e gerenciamento de lojas virtuais. Os empreendedores podem utilizar links de checkout, loja virtual e integrações para realizar vendas. A startup conta com uma série de benefícios pensados diretamente para encorajar os vendedores de suas lojas a atingir suas metas não apenas para ganhar recompensas, mas também crescer no mercado. Nesse sentido, a plataforma é uma das poucas referências 100% nacionais no e-commerce mundial, já que, além de oferecer subsídios importantes para os lojistas em um ecossistema completo, também incentiva os usuários a lucrarem cada vez mais - com ferramentas intuitivas e, acima de tudo, com uma comunidade engajada em sempre ajudar o próximo.

 

B2Mamy

A B2Mamy é a maior comunidade do Brasil que cuida de quem cuida e conecta mães e mulheres ao ecossistema do cuidado, tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. A empresa que atua em modelo B2B2C, ou seja, une grandes marcas que desejam investir em impacto social com a comunidade, já capacitou, acelerou e desenvolveu mais de 100 mil mulheres. E, ao longo dos seis anos de existência, já gerou um impacto de poder econômico de R$27 milhões, por meio da criação de novas startups, recolocação no mercado de trabalho e desenvolvimento de carreiras. 

 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp