27/09/2023 às 16h46min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h08min

Conheça ferramentas indispensáveis para o cotidiano do corretor de seguros

Pesquisas já demonstram que aplicar tecnologia gera um aumento na eficiência operacional nos processos cotidianos

Mariana Teixeira Okita
Freepik

Proteger os brasileiros cada vez mais e melhor está no DNA do corretor de seguros. Portanto, desempenhar um papel essencial, atuando como um intermediário qualificado e confiável entre os segurados e as seguradoras faz parte do cotidiano desse profissional. Entre as principais demandas do dia a dia estão as cotações nas seguradoras, suporte e assessoria antes, durante e após a contratação, apoio nos sinistros, gestão da carteira de clientes, entre novas cotações e renovações, além da gestão administrativa da corretora como controles financeiros, emissão de notas fiscais, análise de relatórios de resultados, gestão de pessoas entre outras atividades.

Mas para desempenhar tantas funções, os especialistas alertam: é necessário organização. Graças às inovações e à exigência do mercado de seguros por mais tecnologia, hoje o corretor pode contar com ferramentas que dão à ele facilidade de acesso, controle e administração. De acordo com Sandro Ribeiro Santos, Diretor de Tecnologia e Operações na Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do país, o corretor precisa buscar aquela ferramenta que mais se encaixa com seu modo de trabalhar. “Hoje o mercado tecnológico dispõe de diversas ferramentas, muitas gratuitas, para que o corretor consiga organizar suas demandas diárias. É necessário que ele entenda o funcionamento e a finalidade de cada uma e escolha aquelas que ele tenha mais afinidade em aplicar”, explica.

 Ainda de acordo com ele, não adianta o profissional ter diversas ferramentas possíveis e não conseguir ser efetivo com cada. “O corretor precisa colocar em prática e tornar a ferramenta, de fato, útil ao seu negócio. Se tiver dificuldade em lidar com ela ou ela não ser efetiva, pode se tornar um obstáculo. Por isso, buscar a ferramenta alinhada com seu objetivo e se aprimorar com conteúdos, cursos e boas práticas de uso de aplicativos ou plataformas é indispensável para o funcionamento ideal da ferramenta.”, alerta.

Na prática, os corretores mais modernos já estão atentos a essa necessidade, já que, pesquisas já demonstram que aplicar tecnologia gera um aumento na eficiência operacional nos processos cotidianos. Conheça algumas ferramentas úteis para esse profissional: 


WhatsApp Business

Apesar de parecer óbvio, a dica aqui é usar o WhatsApp, mas buscar a versão Business para as atividades de corretor. “Sem dúvidas, hoje o WhatsApp é o principal elemento de comunicação com o cliente. Mas a dica é separar o WhastApp particular com o comercial e usar a versão de aplicativo Business. Assim você pode ter dois números de celular e consegue dividir as conversas particulares com as de seu trabalho”, explica Alex Martins, gerente de tecnologia da Lojacorr. Além disso, os aparelhos celulares modernos permitem hoje você ter o ‘eSim’,um chip que já vem embutido na placa do smartphone, ou seja, não é mais necessário inserir ou remover o chip do aparelho, permitindo às pessoas terem dois aplicativos de WhatsApp no celular. “Um com seu número físico (SIM chip) inserido no aparelho, e outro com o ‘eSim’, podendo ter o WhatsApp Business no mesmo aparelho que seu número particular”, aponta.

Chatbot

A relação corretor com o segurado é muito próxima, mas ter um assistente para ajudar na comunicação e direcionamento se torna uma opção interessante para ambas as partes. Assim, ter o chatbot como um robô de conversa se torna uma solução útil, sem tirar a proximidade. Com essa ferramenta o corretor consegue criar um fluxo de conversa que é encaminhado conforme respostas pré-determinadas. Por exemplo: “Olá, cliente! Sobre o que você gostaria de falar. Escolha uma das opções abaixo”. E na lista o corretor pode determinar os caminhos, por exemplo: ‘’1. Cotar um seguro’ e conforme a resposta que o cliente escolher, sua corretora pode direcionar para funcionários diferentes, ou mesmo já levar o atendimento contextualizado. Hoje, há diversas ferramentas de chatbot, entre elas: Manychat e Jivochat.
 

Ferramentas de gestão

Essas ferramentas servem para organizar a gestão do relacionamento com o cliente ou a organização do corretor. Desenvolvido especificamente para que todas as informações dos consumidores ativos e clientes potenciais sejam reunidas em um único lugar para possibilitar um funil de vendas, dar suporte à gestão comercial e ao desenvolvimento de melhores estratégias de marketing para corretoras de seguros. Na Lojacorr, a ferramenta de gestão é o BrokerOne onde é possível fazer a gestão de toda a carteira de clientes do corretor e acompanhar todo o fluxo do seguro, parcelas pendentes, propostas emitidas ou em emissão, apólices, sinistros, produção, renovações, comissões e outros. “O principal benefício de um sistema assim é a possibilidade de ter tudo em um único lugar. Desde o cadastro do cliente, do orçamento, da emissão de notas e contratos, de gestão até uma geração de relatórios e comparativos”, explica Martins. E caso o corretor ainda não seja parceiro Lojacorr, existem outras ferramentas, ele precisa escolher aquilo que for melhor para apoiar seu dia a dia na gestão da sua carteira. 
 

Ferramenta Multicálculo

Com a plataforma multicálculo, no contexto do mercado de corretagem de seguros, a ferramenta funciona como uma solução tecnológica desenvolvida especificamente para suprir todas as demandas de cotações de seguros de forma simultânea em alguns ramos, principalmente automóvel . Martins explica que, através de um formulário único, o programa atua com automação para consultar as tabelas de valores de todas as companhias de seguros cadastradas. “Apresenta-se então o valor do seguro e coberturas de cada seguradora, onde é possível apresentar ao segurado o que melhor atende a sua necessidade. Então, em vez de fazer a avaliação e a comparação de maneira individual no site da companhia, o corretor consegue ter acesso à relação de todos os valores disponíveis e ao comparativo entre eles na ferramenta”, conta. Na Lojacorr, essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Agger Sistemas e proporciona que o corretor cote produtos e serviços de proteção com apenas um cálculo de maneira automática.

 

Aplicativos de produtividade

Aplicativos como o Trello ou Asana ajudam a organizar tarefas e projetos, definir prazos, colaborar com equipes e gerenciar o fluxo de trabalho de forma mais eficiente. Também o corretor que quer uma ferramenta ainda mais integrada, pode contar com o Google Workspace, em especial o Google Calendar para organizar suas atividades pelo calendário e estar simultaneamente com o e-mail integrado.
 

Plataformas de videoconferência 

Mesmo podendo ligar por vídeo pelo próprio WhatsApp, as ferramentas de videoconferência, como o Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet, permitem realizar reuniões virtuais com clientes, realizar apresentações, esclarecer dúvidas e manter uma comunicação mais eficaz, mesmo à distância. “O uso delas é mais eficiente, porque você consegue compartilhar telas, gravar reuniões, inserir a participação de mais membros e também pelo profissionalismo. Muitas vezes agendar com antecipação a reunião e enviar o link de acesso, soa mais profissional do que mandar uma mensagem e dizer que vai ligar por vídeo para conversar”, defende, Martins. 
 

Salvar na nuvem

Salvar documentos diretamente no computador é arriscado. “Dessa forma contamos com a ‘sorte’ do computador não dar problemas e nossos arquivos ficarem armazenados na máquina. Mas hoje temos como salvar documentos ‘em nuvem’, que permitem acessar remotamente e não correr risco de perdê-los. Há várias ferramentas, inclusive o próprio Sistema BrokerOne é em nuvem e o corretor pode salvar todas as informações, podendo acessar de qualquer lugar. Também tem outras conhecidas e acessíveis como o Google Drive, Dropbox e OneDrive”, conta Martins. Essas ferramentas possuem planos gratuitos e pagos, dependendo do espaço necessário para o armazenamento. “Mas o principal benefício, além da segurança dos dados, é poder acessar de qualquer outro computador/aparelho”, explica o gerente de tecnologia. 
 

Ferramentas de assinatura eletrônica

Nem sempre temos à disposição uma impressora para imprimir documentos, assinarmos e enviarmos ao solicitante. Por isso, o gerente da Lojacorr reforça que utilizar ferramentas de assinatura eletrônica, como o DocuSign, Autentique ou o Adobe Sign, simplifica o processo de obtenção de assinaturas de contratos e documentos importantes de forma digital.

 

Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras, além de 75 empresas parceiras do ecossistema. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 60 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor, além de fechar 2022 com produção de R$ 1,2 bilhões produzidos em seguros, consórcios e demais segmentos.


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