27/09/2023 às 17h28min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h07min

Pneumonia bovina provoca prejuízos econômicos para os pecuaristas

A pneumonia bovina provoca importantes prejuízos econômicos para os pecuaristas e impacta negativamente o bem-estar do rebanho

Fernanda de Souza Martins
Syntec

A pneumonia bovina, assim como outras doenças respiratórias, provoca importantes prejuízos econômicos para os pecuaristas e impacta negativamente o bem-estar do rebanho, especialmente nos períodos mais frios do ano. A médica-veterinária Monique Hoffmann, coordenadora de produtos de grandes animais da Syntec, explica que “o animal normalmente é acometido pela enfermidade quando sua imunidade fica comprometida, como em mudanças de temperatura, transporte ou manejo inadequado, principalmente em situações estressantes”.

As principais pneumonias bovinas são: broncopneumonia, a pneumonia intersticial e a pneumonia verminótica. Elas podem ser causadas por diversos micro-organismos, como bactérias, vírus ou vermes. "A broncopneumonia caracteriza-se por uma alteração inflamatória do pulmão, brônquios e bronquíolos, podendo ser causadas por diferentes agentes patogênicos. A pneumonia intersticial resulta da em grande parte dos casos da inflamação do parênquima pulmonar de natureza não infecciosa, esse problema pode evoluir para a broncopneumonia. Por fim, a pneumonia verminótica, causada por parasitas que podem provocar lesões temporárias ou permanentes nos pulmões", explica Monique. 
 

A médica-veterinária alerta para os primeiros sinais da pneumonia. “Tosse, febre e secreção nasal são os mais comuns. Em casos graves, os bovinos têm alterações na frequência respiratória, podendo resultar em dispnéia. O diagnóstico é feito a partir do histórico da propriedade e da realização de exames laboratoriais. O tratamento varia de acordo com o agente causador.”

Para auxiliar na proteção do rebanho, a Syntec do Brasil disponibiliza Sulfatrox®, antibiótico que combina a associação dos princípios ativos Sulfadiazina e Trimetoprima. Essa união exerce ação sinérgica responsável por um efeito bactericida forte e potente, diminuindo sensivelmente a possibilidade de desenvolvimento de resistência ao medicamento. Sulfatrox® é comprovadamente eficaz no tratamento de suas indicações e reconhecido pela classe veterinária como seguro.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp