27/09/2023 às 18h21min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h03min

“Para dizer que o amor não se acabe”: separação entre famosos, o amor acabou?

Gledson Ricca elenca 10 pontos que conduzem ao fim de um relacionamento estável. E destaca a comunicação sexual entre o casal

Digital Fisher Comunicação e Marketing
Gledson Ricca - Foto: Divulgação
Neste mês de setembro se abriu a porteira de separações entre os famosos. O caso mais recente que deixou o brasileiro estarrecido foi o anúncio do fim do casamento, depois de 15 anos, de Sandy e Lucas Lima. O casal tem um menino de 9 anos, o pequeno Théo. 

Mas, será que para Sandy e Lucas o refrão da música "A Lenda" deixou de fazer sentido?

"Se a lenda dessa paixão
Faz sorrir ou faz chorar
O coração é quem sabe
Se a lua toca no mar
Ela pode nos tocar
Pra dizer que o amor não se acabe"

O amor acabou para Sandy e Lucas? 

Para o terapeuta de casais e sexólogo, Gledson Ricca, o esfriamento do amor não é o único motivo para separação dos casais. “O mundo real é diferente das propagandas de margarina. Existem vários motivos que esfriam a relação amorosa, além da questão amor. O mundo ideal é diferente do mundo real”, afirma Gledson

Para o sexólogo Gledson Ricca, o sinal que mais traduz o fim de um relacionamento consolidado é quando o casal passa a ser melhores amigos. “O casal tem, sim, que ser melhores amigos, mas isso tem que andar junto em ser melhores amantes”, alfineta Gledson Ricca

Papéis sociais - No relacionamento existem vários papéis: de pais, de companheiros, amigos e de amantes. “Não podemos criar uma escala de valores. Isso é querer reduzir uma relação por fatores numéricos. Temos que ir no “X” da questão, tocar na ferida e tentar reverter o caso com a ajuda de um especialista”, diz. 

Gledson Ricca elenca 10 fatores para deixar um casamento sujeito a abalos sistemáticos: 

Incompatibilidade: Às vezes, as pessoas simplesmente descobrem que não são compatíveis ao longo do tempo. Isso pode se manifestar de várias maneiras, incluindo diferenças de valores, interesses, metas de vida e personalidades.

Comunicação deficiente: A comunicação ineficaz é uma das principais razões pelas quais os casais enfrentam problemas. Isso pode levar a mal-entendidos, ressentimentos e sentimentos de não ser ouvido ou compreendido.

Problemas financeiros: Questões financeiras, como dívidas, desigualdades de renda ou gastos irresponsáveis, criam estresse e conflitos em um relacionamento.

Infidelidade: A traição pode ser devastadora para um relacionamento. Ela pode quebrar a confiança e criar profundas cicatrizes que são difíceis de curar.

Diferenças na criação de filhos: Casais podem discordar sobre como criar os filhos, incluindo questões como disciplina, educação e valores. Isso pode levar a conflitos importantes.

Mudanças na vida: Eventos importantes na vida, como mudanças de emprego, problemas de saúde, mudanças geográficas e perda de entes queridos, podem colocar pressão adicional em um relacionamento.

Falta de intimidade emocional ou física: A falta de intimidade emocional e física pode levar a sentimentos de negligência ou desconexão em um relacionamento.

Expectativas irreais: Às vezes, as pessoas entram em relacionamentos com expectativas irreais sobre o que o relacionamento deve ser. Quando a realidade não corresponde às expectativas, isso pode levar à insatisfação.

Dificuldades de comunicação sexual: Problemas na vida sexual de um casal podem criar tensão e insatisfação.

Pressões externas: Pressões externas, como opiniões de amigos e familiares, normas sociais e estresse relacionadas ao trabalho, também podem afetar um relacionamento.

“Nos meus cursos e palestras falo bastante da chamada comunicação sexual”, orienta Gledson 

Para Gledson Ricca: “A comunicação sexual se refere à capacidade de comunicação aberta e eficaz sobre tópicos relacionados à sexualidade e intimidade em um relacionamento. Envolve uma troca de pensamentos, desejos, preocupações e opiniões entre parceiros sexuais para melhorar a compreensão mútua e a qualidade da vida sexual. A comunicação sexual é uma parte fundamental de um relacionamento saudável”, alerta. 

Por que as pessoas ficam tristes com o fim de relacionamento entre casais famosos? 

É importante notar que cada relacionamento é único, e as razões para uma separação podem variar significativamente de um casal para outro. A decisão de separar é complexa e pessoal, e as situações individuais desempenham um papel fundamental nessa escolha.

As pessoas tendem a se solidarizar com casais de famosos que se separam por vários motivos, em especial a identificação e empatia. “As pessoas muitas vezes sentem empatia por casais famosos porque podem se identificar com a experiência de término de um relacionamento. A dor e as emoções associadas a uma separação são universais, independentemente do status de celebridade”, diz Gledson. 

A mídia frequentemente amplia as histórias de separação de casais famosos, tornando-se um tópico de conversa frequente nas redes sociais e nas notícias. Isso pode levar as pessoas a se envolverem na discussão e a expressarem sua solidariedade.

Gledson Ricca é pós-graduado em sexologia e realiza palestras e cursos em todo Brasil.
@gledsonricca

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp