27/09/2023 às 14h26min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h02min

Como envelhecer de forma saudável e com qualidade de vida? Especialista apresenta dicas importantes de suplementação nutricional

Carência de macro e micronutrientes é um desafio importante enfrentado pelos idosos. Suplementação nutricional se torna opção fundamental e necessária durante o envelhecimento

FleishmanHillard
www.vitaminese.com.br
Divulgação

São Paulo, setembro de 2023No Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, é importante refletir sobre o envelhecimento da população, uma realidade crescente, especialmente nas Américas e que apresenta desafios socioeconômicos complexos. De acordo com dados do IBGE, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais cresceu de 11,3% para 14,7% da população em apenas uma década. Garantir um envelhecimento saudável é essencial para otimizar a qualidade de vida física e mental, promovendo a independência ao longo dos anos.

O aumento da longevidade também está associado ao registro do crescimento de doenças crônicas. No Brasil, as principais patologias são: hipertensão arterial (55,8%), doença de coluna/costas (33,9%), artrite/reumatismo (31,5%), doença do coração (25,3%) e diabetes mellitus (15,5%). Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, destacaram que mais da metade da população apresentava hipertensão arterial, com aumento nas prevalências de hipertensão, diabetes e câncer.

A qualidade de vida ao envelhecer está relacionada às condições de vida desejadas pelos indivíduos, incluindo saúde, bem-estar, família e ambiente de trabalho. Fatores sociais, demográficos e de saúde desempenham um papel importante na qualidade de vida dos idosos, exigindo a revisão de estratégias para melhorar a condição de vida e saúde dessa população.

“Um desafio significativo enfrentado pela população acima dos 60 é a carência de macro e micronutrientes, devido à dificuldade de manter uma dieta equilibrada. A suplementação nutricional, se torna uma opção fundamental e necessária durante o envelhecimento”, diz Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se, marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer nutrição personalizada para cada pessoa.

A deficiência de Vitamina D, por exemplo, está associada ao maior risco de doenças cardiovasculares e doenças autoimunes crônicas. A suplementação dessa vitamina auxilia na absorção e na fixação do cálcio, além de ser uma forma de evitar doenças comuns nessa faixa etária. Adicionalmente, a Vitamina K2 desempenha um papel crucial ao direcionar o cálcio para ossos e dentes. Desta forma, a suplementação das Vitaminas D3 e K2 juntas, previnem não só a perigosa calcificação arterial, que pode causar doenças coronarianas, como também a osteoporose.

Outro importante aliado é o suplemento lácteo proteico, conhecido como Whey Protein, que possui diversos benefícios para a população idosa. Atua na prevenção e tratamento da sarcopenia, síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular associada à perda da força muscular e redução do desempenho físico. “O suplemento auxilia na manutenção e fortalecimento dos músculos, e na diminuição no índice glicêmico, sendo um item considerável, inclusive para os diabéticos”, acrescenta a nutricionista da Vitamine-se.

De acordo com Mayara, o magnésio também é um mineral essencial para os diabéticos, pois é responsável pela homeostase do corpo e cofator de diversas reações, com papel fundamental no metabolismo da glicose e na homeostase glicêmica. Além disso, a cúrcuma possui um grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, ajudando no tratamento de artrite e artrose, assim como na diminuição de dores articulares. Ainda, possui grande potencial de ação antidepressiva e contribui para a preservação da memória.

“Investir na suplementação nutricional, além da adoção de medidas preventivas, é essencial, pois os suplementos e vitaminas desempenham um papel importante na promoção da saúde em todas as fases da vida e, em especial, na da população idosa”, conclui a nutricionista.

Sobre a Vitamine-se

A Vitamine-se é uma marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa, com base em seus objetivos, necessidades e estilo de vida.

A startup está em ampla expansão e já conta com diversos investidores. O portfólio de produtos da Vitamine-se está disponível no e-commerce da marca e em mais de quatro mil pontos de venda, como as maiores redes de farmácia do Brasil, canais alimentares e outros.

A empresa desenvolve um Quiz em parceria com nutricionistas, com perguntas fundamentais sobre você e seu dia a dia. Ao final, recomenda um pack personalizado com os melhores nutrientes. Quando sua suplementação está diretamente alinhada aos seus objetivos, os resultados são ainda melhores.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp